As opções não são muitas e algumas possuem limitações de datas e horários, mas são excelentes oportunidades para quem quer economizar ou simplesmente viajar sem precisar gastar nenhum centavo.
As alternativas são variadas, desde viajar em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), até fazer um cruzeiro em troca de serviços de bordo. Confira os pontos positivos e negativos de cada um dos métodos.
Viajar em avião da FAB
Saiba que qualquer cidadão brasileiro pode voar num avião da FAB de graça. Para conseguir a carona basta procurar o Correio Aéreo Nacional (CAN) mais próximo e fazer um cadastro pessoal com a data e o destino da viagem que necessita. Assim que houver um voo com vagas disponíveis para o destino desejado, a pessoa será comunicada pela FAB. O único problema é que o aviso é feito com pouco tempo de antecedência, então já esteja com tudo pronto.
Como os voos são oficiais, as viagens podem ocorrer em diversos modelos de aeronaves, entre eles o famoso Hércules C-130 até o moderno e luxuoso jato C-99. Confira mais informações no site da FAB.
Trabalhar em cruzeiros
Com certeza esta é uma das opções mais disputadas entre os jovens. Além de viajar em um transatlântico, o interessado ainda ganha em dólar ou euro, mas é importante destacar que o trabalho dentro de um navio é duro e cansativo. O emprego em Cruzeiros é o mais tradicional, mas não o único para quem quer viajar pelos sete mares. Também é possível embarcar em cargueiros, veleiros e até iates de luxo.
Existem diversas agências de turismo focadas neste tipo de serviço que oferecem vagas mensalmente aos interessados. As viagens podem ser para o exterior ou em águas brasileiras. A escolha fica a critério do viajante.
Milhas aéreas
Quem viaja muito de avião sempre costuma utilizar as famosas milhas aéreas. E quem usa pouco o serviço? Nos dias atuais é possível trocar pontos dos cartões de crédito ou até mesmo bônus da compra de produtos em grandes varejistas onlines por passagens aéreas. Contudo, em ambos os casos a pontuação necessária para troca por bilhetes aéreos é alta. Por isso, é bom pesquisar para confirmar se de fato é um bom negócio. Confira as dicas para acumular mais milhas no seu dia-a-dia.
Aplicativos para caronas
Esse é um dos métodos mais inusitados e só é possível devido ao avanço da tecnologia e a popularização do uso dos aplicativos. A prática mais famosa no passado entre todas as formas de viajar de graça, a carona está voltando com força e bem mais tecnológica e segura.
Atualmente, existem sites e aplicativos voltados para pessoas interessadas em dar e pegar caronas. Basta acessar, se cadastrar e usar. Além de muito mais seguro, o sistema é bem mais prático do que esperar no acostamento de uma rodovia por uma carona.
Feito por Marília Rocha