Condenados do mensalão – Ramon Hollerbach
Ramon Hollerbach é um empresário brasileiro que ficou conhecido por ter participado do esquema do mensalão.
Hollerbach era sócio de Marcos Valério em agências publicitárias e ajudou a operar o desvio de recursos para financiar campanhas políticas e comprar apoio de parlamentares. De acordo com o MP, endossou cheques da própria empresa para mascarar o destinatário, assinou livros contábeis fraudados, e contatou um doleiro para viabilizar repasses de dinheiro para a conta do publicitário Duda Mendonça no exterior.
De acordo com as investigações, Integrava o núcleo operacional e financeiro do esquema, no entendimento da denúncia. Ao lado de
Marcos Valério, Cristiano Paz e Rogério Tolentino desviou quase 3 milhões de reais oriundos da publicidade do Banco do Brasil.
No julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, foi condenado a 29 anos, 7 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de corrupção ativa, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, peculato e formação de quadrilha. Também terá de pagar multa de 3,9 milhões de reais. Hollerbach, contudo, foi um dos onze mensaleiros com direito a um novo julgamento pelos crimes em que tiveram ao menos quatro votos por sua absolvição. O crime cuja sentença foi reanalisada foi justamente o de formação de quadrilha. Absolvido em fevereiro de 2014, teve a pena reduzida para 27 anos, 4 meses e 20 dias – o que não o livra do regime fechado.
Condenados do mensalão – Ramon Hollerbach
VEJA IMAGENS DE RAMON HOLLERBACH: