Chapas de aço e sustentabilidade

Conheça a relação entre aço e sustentabilidade

As chapas e bobinas de aço são extremamente importantes para inúmeras atividades, sem o aço, seria impossível fazer o desenvolvimento de obras como casas, montagem de carros, dentre muitos outros.

A produção de chapas e tubos de aço vem aumentando no Brasil, especialmente porque são materiais resistentes e antidesgaste. Pensando nisso, o post  tratará a relação do aço com a sustentabilidade e como as chapas de aço são fundamentais.

Utilização chapas de aço

A indústria de ferro e aço encontra-se em constante crescimento, de acordo com o presidente a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o mercado do aço —  mesmo durante a crise que a pandemia instaurou — está favorável.

Não é apenas a indústria siderúrgica e metalúrgica que faz a utilização de chapas de aço galvanizado, elas possuem grande papel em diversas atividades, como:

  • Agricultura;
  • Construção civil;
  • Mineração.

Além disso, estão presente no cotidiano de todos, sem ao menos ser notada, em casas, carros, carros de metrôs, dentre muitos outros.

 

Vantagens

Os mais diferentes tipos e espessuras de chapa de aço, como a chapa xadrez, chapa galvanizada, em inox, entre muitas outras, só estão tão presentes em nosso dia a dia porque apresentam inúmeras vantagens.

Conheça as principais vantagens:

  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Flexibilidade.

Elas também podem ser adaptadas para ser utilizada com outros materiais, como tijolos e concreto, sendo extremamente versáteis. A resistência das chapas feitas em ferro e aço se deve pela presença do carbono em sua composição, as tornando benéficas, principalmente na construção civil.

 

Sustentabilidade

O maior benefício de se fazer a utilização das chapas de uma tabela de chapas de aço, sem dúvidas, é por ela ser sustentável, com a urgência que o mundo tem em procurar soluções eficientes para o meio ambiente, o aço se torna um grande aliado.

Saiba quais são as imensas vantagens que o aço possui por ser sustentável:

  • Reutilizáveis: todos os derivados e excessos de aços são reutilizáveis;
  • Resistente: como citado anteriormente, as propriedades naturais fazem com que o aço seja resistente, fazendo com que construções com elas durem por muito mais tempo;
  • Segurança: as chapas de aço são fáceis de serem feitas, o aço é um dos elementos mais abundante do planeta;
  • Economia de energia: atualmente a produção quase não utiliza energia, ele é produzido ou pelo carvão (combustível fóssil com maior disponibilidade mundial), ou através da energia elétrica.

O setor vem crescendo e continuará em expansão, uma chapa xadrez e outras derivadas do aço são indispensáveis, como foi possível ver anteriormente. O aço e o ferro são materiais que valem a pena de serem adotados nas diversas atividades humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *