E, ao se tornar um bom profissional, bons escritórios de advocacia podem procurar mais sobre a pessoa, seu histórico profissional e ocorrer boas chances de contratação em ótimos lugares. A seguir, mostraremos algumas áreas de atuação dentro do direito, e qual a função de cada uma.
Direito empresarial
O direito empresarial, também conhecido como direito comercial, tem como principal objetivo cuidar corretamente de atividades econômicas de fornecimentos de serviços, produtos e diversos bens. O objetivo dessa área é resolver certos conflitos de interesses econômicos entre empresas e empresários, garantindo acordos que favoreçam ambas as partes, ou que dê o direito a quem merece.
Essa modalidade dentro do direito se caracteriza como um setor de desenvolvimento econômico e social das sociedades atuais, e é nessa área que são encontradas regras, leis e serviços corretos e incorretos relacionados à disciplina do mercado empresarial.
Direito tributário
O direito tributário é uma área do direito que faz um estudo jurídico da tributação, que gira em torno de tributo, fiscalização e arrecadação. É uma área focada no segmento do direito financeiro, e define a forma no qual cada cidadão será cobrado em relação às suas obrigações feitas na cidadania em que vive.
Direito civil
Também conhecido como o “direito do cidadão”, o direito civil é um ramo da parte privada dessa profissão, que tem o objetivo de abordar as regras que serão obrigatórias a serem exercidas por pessoas físicas e jurídicas em sua sociedade.
Esse ramo do direito, nada mais é do que lidar com toda matéria aprendida na faculdade de direito que lida com questões privadas dos direitos de um cidadão, e não possui um ordenamento jurídico e legislativo específico.
Direito Trabalhista
O direito trabalhista é uma das áreas dessa profissão mais imprescindíveis de serem abordadas, para a garantia de uma sociedade mais justa, respeitando os princípios de qualquer pessoa ter dignidade e uma boa qualidade de vida na medida do possível, na sociedade em que vive.
Essa área do direito, equilibra capital e trabalho, evitando que os patrões de qualquer empresa ou comércio abuse sobre seus funcionários, mas também é um ramo que tenta sempre manter a paz e união entre empresas e colaboradores. Esse ramo é muito procurado, e há escritórios focados somente nessa área trabalhista, por ser bem complexo, e sempre ter muitos clientes atrás de seus direitos.