Mas, essas edificações por serem altas e por possuírem vários andares, acabam exigindo diversos estudos e planejamentos preliminares para sua construção. Portanto, orçamentar e levantar um prédio não é uma tarefa simples, exige desde o estudo do solo, até o planejamento de acabamento.
Saiba mais quais são as etapas em uma construção de um edifício e a importância da locação de equipamentos para construção civil neste processo.
Terreno
Para a escolha do terreno, é preciso ter atenção em alguns fatores. São eles:
- Preço por m²;
- Características do solo – se será necessário a compactação do solo, realizar aterro ou não, inclinação do terreno e drenagem do terreno;
- Localização do terreno (bairro) de zonas comerciais;
- Infraestrutura sanitária;
- Fornecimento de água e energia elétrica no bairro;
- Iluminação do sol no terreno;
- Pavimentação da região.
Para as alterações no terreno, é fundamental a locação de equipamentos de construção civil para a segurança da obra.
Projeto de arquitetura e projetos complementares
Nessa etapa, é necessária a contratação de um escritório de arquitetura para realizar o projeto 3D do edifício e desenvolver as plantas. Para dar início à construção, a prefeitura deve aprovar o projeto. Já os projetos complementares visam a contratação de serviços de instalação elétrica, hidrossanitárias e estruturas.
Infraestrutura
Antes de começar a edificação de fato, são realizadas limpezas no terreno, terraplanagem, montagem do canteiro, barracão de obras e moldes para definir o espaço do prédio.
Após esse procedimento, a fundação do edifício começa a ser construída, que consiste em estruturas de ferro, levando em conta o peso da construção.
Alvenaria
Formada por vigas e lajes, a estrutura do prédio tem a função de sustentá-lo. A alvenaria é a parte em que as paredes são levantadas, criando assim a estrutura necessária para o edifício. Os materiais utilizados nesse processo podem ser tijolos e blocos de concretos. Essas paredes também podem ser Drywall (gesso).
Cobertura e esquadrias
Esse estágio é responsável pela construção do telhado ou da laje. Podem ser utilizados forros, telhas e telhados para assegurar o isolamento térmico e acústico. Além disso, na cobertura é definido a inclinação do telhado, responsável por evitar goteiras, por exemplo.
Já as esquadrias consistem em janelas e portas da construção que são instaladas nesse momento de acordo com as especificações do projeto. Posteriormente, são feitas as instalações elétricas, hidrossanitárias e complementares, como gás, TV e internet.
Revestimento e pintura
A fase de revestimento é responsável por regularizar as superfícies, por meio da instalação de gessos, pisos, azulejos, laminados e porcelanatos, por exemplo. Então, vem a pintura das paredes internas e externas. Nesse caso, é preciso tomar cuidado ao escolher impermeabilizantes e fixadores da tinta nas paredes.
Para a área externa, as latas de tintas e os demais materiais devem ser transportados. Portanto, a locação de andaimes é essencial para que essa etapa seja concluída com segurança e eficácia. Faça a locação de equipamentos!
Áreas externas e finalização
Por fim, são construídas as áreas externas, como por exemplo piscinas, quadras, churrasqueiras e as demais áreas de lazer, e é realizado a limpeza final e verificação das instalações.
<h2>Locação de máquinas</h2>
Alguns equipamentos não podem faltar em uma obra de construção civil. O aluguel deles geram maior segurança e conforto aos profissionais nesse processo. São eles:
- Aluguel de Andaimes: Este equipamento é essencial para trabalhar em áreas mais altas do imóvel.
- Martelete rompedor: Ou mais conhecida como furadeira de impacto e é utilizado em trabalhos que envolvam a perfuração de cerâmicas, por exemplo.
- Escoras metálicas: servem para o apoio de vigas e lajes enquanto o concreto está fresco.
O aluguel de escadas e de outras ferramentas e máquinas de qualidade é essencial para o andamento da sua obra.