Conheça o papel dos redatores no mundo do marketing

Você sabia que os redatores contribuem (e muito!) para o mundo do marketing digital? Isso porque eles são os grandes responsáveis por fazer com que as pessoas comprem o seu produto — ou infoproduto.

Existem diferentes tipos de redatores, por isso, trataremos de explicar cada um deles e em que área de uma agência de marketing ele atua. Continue a leitura e confira! 

Redator Copywriter

O redator copywriter (ou redator publicitário, como preferir) atua nas peças voltadas para vendas e conversões. No geral, o profissional dessa área cria textos persuasivos com o intuito de fazer com que os usuários de uma plataforma executem a ação pretendida. Normalmente, eles fazem copy para o Instagram, LinkedIn e Facebook. 

O profissional publicitário, como o nome já sugere, é formado em Publicidade e Propaganda, mas é possível encontrar o mesmo redator em áreas correlatas.

Redator SEO

Em contrapartida, para aqueles que desejam colocar uma página, sua marca ou seu blog no topo da lista de pesquisa, é para isso que serve um redator SEO. O profissional está apto para redigir textos com técnicas de otimização de sites para a web, como os blogs, por exemplo. 

Normalmente, os profissionais atuam ao lado de analistas, entretanto, eles podem trabalhar de forma freelancer e até oferecer consultoria de seo para seus clientes.

Redator

De modo geral, se uma pessoa se autodenomina redatora, pode-se dizer que a profissão dela é redigir textos, mas quais? Não se sabe, pois a função de um redator é escrever textos, independente de seus formatos. Dessa forma, essa é a definição mais genérica para um redator, a menos que ele atue em alguma área específica.

Também são encontrados em agências de marketing e publicidade. Portanto, é justo destacar que, se alguém de uma agência de marketing digital de performance se diz redatora, você pode perguntar a ela em qual área ela atua. 

Redator Web

Em relação a um redator web, ele é o profissional que redige textos voltados para a internet. Dessa forma, ele pode atuar em todos e quaisquer canais de comunicação: redação SEO, copy, planejamento, social media, redação de email marketing e muito mais. É possível, no entanto, que ele esteja familiarizado somente com uma área. Se algum profissional de marketing pedir para que ele redija um email-marketing ou um conteúdo seguindo as etapas de inbound marketing, ele o fará.

Juntamente ao Redator Web encontram-se os Redatores de Marketing. Não é um exagero dizer que ambas profissões são sinônimas, já que um redator web também redige com técnicas voltadas para o mercado digital.

Existem outras infinidades profissões voltadas para os redatores, entretanto, neste artigo, foram pontuadas aquelas voltadas para o marketing digital.

Os profissionais que atuam na área de redação – independente de qual área seja – são formados, em sua maioria, em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Letras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *