O que é
É uma peça chamada de fixador industrial, uma vez que une chapas metálicas. O grande diferencial é que ela possui uma rosca, podendo substituir a porca.
Aplicações
Esse tipo de rebite é aplicado em diversas situações, podemos destacar algumas:
- construção civil;
- estruturas metálicas;
- eletrodomésticos;
- indústrias.
Por terem alta fixação, é indicado para a união de peças que possuem acesso apenas de um lado.
Como ocorre a rebitagem?
Mas como os fixadores unem as peças? Seja um rebite estrutural, com rosca, repuxo ou qualquer outro, eles precisam da ajuda de equipamentos para fazerem a rebitagem. Essas ferramentas recebem o nome de rebitadeiras.
Assim como os rebites, também há vários modelos. Para trabalhar com o de rosca interna, recomenda-se o uso de uma rebitadeira hidropneumática ou uma rebitadeira manual.
Rebitadeira hidropneumática
Esse tipo de rebitadeira utiliza o ar comprimido e óleo como energia, fazendo com que a eficiência seja ainda maior. Menos riscos de acidentes e velocidade constante são duas características que podemos destacar da ferramenta.
Rebitadeira manual
A manual, por sua vez, é bem mais simples. Ela funciona com base no esforço do trabalhador, exigindo um pouco de força. No entanto, é mais simples e ótima para trabalhos pequenos.
Também existem outros tipos, como a rebitadeira a bateria e a pneumática. A primeira funciona com bateria, portanto é mais sofisticada que a manual. Já a rebitadeira pneumática, apesar do nome ser bastante parecido com a hidropneumática, não utiliza óleo.
Outros tipos de rebites
O rebite rosca interna é bastante utilizado, mas também existem outros modelos, como:
- rebite semi estrutural;
- rebite hermético;
- rebite multigrip;
- rebite repuxo.
Além dos tipos, o material também pode ser diferente. Aço, inox, latão e alumínio são os principais materiais usados.
Fique de olho na qualidade dos rebites
É comum comprar considerando apenas o preço das peças, mas pode trazer prejuízos. O ideal é você verificar a qualidade dos fixadores e ferramentas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Vale pesquisar empresas com experiência no segmento e pedir recomendações de parentes e amigos! Compre os produtos que apresentarem o melhor custo-benefício!