O avanço desse processo está diretamente ligado ao avanço da tecnologia, diante disso, explicaremos como funciona e quais são os elementos que fazem parte do corte de plasma, confira.
Como funciona
O corte a plasma é um processo detalhado, que utiliza um bico com orifício para contrair o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar os materiais. O método é tendência no mercado, pois é rápido e possui precisão no corte.
O corte de plasma manual é o tipo mais moderno, que permite um corte ainda mais rápido e com menos ângulo.
Conheça os elementos que fazem parte de todo esse processo.
Tocha
De acordo com Erasmo Lima, especialista em corte plasma, a tocha para corte plasma tem a função de servir como sustentação para os demais consumíveis, como o difusor, o bico e o eletrodo. A tocha também fornece um fluido que ajuda na conservação dos consumíveis, a fim de aumentar o tempo de vida deles.
Difusor de gás
Já o difusor de gás, é constituído por um material isolante como objetivo primário, fornecer um sentido rotacional ao gás, que é extremamente necessário para aumentar a constituição do arco, e aumentar a temperatura dele.
O ideal é escolher o melhor difusor de plasma para realizar a tarefa.
Eletrodo
O eletrodo de solda de plasma possui a função de conduzir a eletricidade (corrente) até seu o háfnio (elemento químico), ele emite elétrons que geram o gás de plasma.
Bico
O bico de plasma tem a função de comprimir o plasma e conduzi-lo até o elemento que vai ser cortado.
Também é essencial comprar bico de corte a plasma de melhor qualidade possível, é um dos equipamentos fundamentais para a realização do procedimento.
Bocal
O bocal plasma tem o papel de manter os consumíveis alinhados e de isolar parte elétrica do bocal frontal, portanto, ele guia o fluxo de jato de ar coaxial. Ele deve ser isolado e refrigerado, e pode ser apoiado na chapa.
A montagem
De acordo com o manual Hypertherm, a montagem do equipamento precisa seguir algumas especificações para ter um bom funcionamento, o manual mostra detalhadamente como montar cada um dos elementos citados anteriormente.
Agora que você já conhece os elementos que fazem parte do corte de plasma, tenha ciência que os processos industriais vão ficar cada vez mais dependentes da tecnologia, esse é o futuro!