Um fornecedor de queijo mussarela pode ser considerado um dos mais comuns no Brasil, mas não o único. Isso porque o queijo tipo mussarela tem maior aceitação do público e pode ser usado em diferentes tipos de receitas que combina perfeitamente com todas elas.
Quer saber um pouco mais sobre essa variedade de queijo para ousar nas suas receitas? Acompanhe o nosso blog e saiba mais!
O consumo de queijo no Brasil
A Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq) para o consumo brasileiro e os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para os outros países, constatou que o Brasil foi o terceiro maior consumidor de queijos em 2019 e, considerando a União Europeia (bloco econômico), o Brasil ocupa a quarta colocação.
Diferenciação dos queijos
O mussarela está entre os mais produzidos, com uma fatia de 30% do mercado, o queijo prato preço com 20%, o requeijão 7,5% e o minas frescal 6%. Juntos representam 60% dos queijos produzidos no país – os outros 40% variam em queijo parmesão preço e queijo cheddar preço, por exemplo.
Um dos fatores principais que diferencia um queijo do outro é o tempo de maturação. Maturação é processo onde a peça de queijo passa pelo processo de envelhecimento.
Uma camada de bolor e fermento cresce envolta do queijo, fazendo com que o mesmo perca umidade e tamanho, nesse momento que o queijo desenvolve sua personalidade e difere-se como queijo provolone preço, por exemplo.
Tipos de queijos
Os queijos variam o sabor, o formato e até mesmo o preço por diferentes motivos que pode estar atrelado ao preço que a mercearia que compra oferta, mas a sua diferenciação está interligada com a origem do país: queijos brasileiros, italianos, suecos, holandeses e outros.
Veja alguns exemplos para deliciar-se, preparar receitas e sair da mesmice com a mesma peça de queijo.
- Queijo Camembert;
- Queijo Brie;
- Queijo Roquefort;
- Queijo Cheddar;
- Queijo Cottage;
- Queijo Parmesão;
- Queijo Emmental;
- Queijo Minas Frescal
- Entre outros.