De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), mais do que fornecer informações, é essencial que o aluno possa lidar com experimentações, e agir com autonomia na prática da teoria apresentada em sala de aula.
Diante disso, iremos apresentar os diferentes tipos de laboratórios, de áreas distintas.
Laboratórios Escolares e Universitários
Os mais básicos, os conhecidos laboratórios de Química, Física, Matemática e outras matérias, que os alunos adoram participar das aulas.
Também muito encontrado em faculdades, como Engenharia Química, Arquitetura, etc. Os mais utilizados são os laboratórios de anatomia, histologia e laboratório de Arquitetura.
Por fazer parte das aulas de muitas disciplinas, os laboratórios variam de acordo com a área de atuação do curso.
Laboratórios Farmacêuticos
São muito bem automatizados, pois há uma padronização na produção, já que é produzido o mesmo material. Possui equipamentos similares a de uma bancada de processos industriais, além de métricas para medir os materiais.
A maioria deles têm um grande centro de pesquisa, tendo em vista que todos os produtos farmacêuticos precisam ser testados antes de serem produzidos, e vendidos.
Laboratório de Análise Clínicas
Muitos não percebem, mas todos nós já tivemos contato com os laboratórios de análise clínica. Eles coletam e analisam os materiais biológicos providos de nós, a fim de identificar alguma alteração em nosso organismo.
Para trabalhar nessa área é necessária qualificação em análises clínicas, pois é necessário manusear diferentes equipamentos de laboratório, como dosadores químicos, microscópios e contadores celulares.
Laboratórios Químicos
Química Inorgânica
Identificam nutrientes, metais e semimetais, compostos inorgânicos, dentre muitos outros em amostras de interesse ambiental, ou seja, água tratada, bruta, lodo, sedimentos, solos e tecidos biológicos.
O papel dos laboratórios de química inorgânica é fiscalizar, licenciar e monitorar a gestão ambiental.
Química Orgânica
Fazem ensaios para a determinação de compostos orgânicos voláteis e semivoláteis em água tratada, bruta, lodos, sedimentos, etc. Diferente da Química Inorgânica, esses laboratórios monitoram e avaliam o impacto dos poluentes no meio ambiente.
Os equipamentos utilizados por laboratórios químicos são similares aos equipamentos de laboratório de Engenharia Química.
As aulas em laboratórios são essenciais para aprender a resolver um problema, principalmente se o aluno for seguir em alguma área que ele vai lidar com laboratórios todos os dias.
Aulas práticas em laboratórios precisam ser valorizadas, assim como as teóricas, desse modo, as instituições de ensino irão formar ótimos profissionais.