Desentupidor de esgotos: conheça os diferentes tipos de rede de esgoto

Conheça quais são os tipos de redes de esgoto

O saneamento básico foi inventado no ano 691 a.C, quando perceberam que o acúmulo de água suja e parada desencadeou muitas doenças. Muitos não sabem, mas existem tipos diferentes de rede de esgoto, portanto uma empresa desentupidora precisa saber as diferenças para os vários tipos de serviço.

Além disso, o saneamento básico, no Brasil, é um direito assegurado pela Constituição e pela Lei nº 11.445/2007, porém, apenas 46% do esgoto no Brasil tem o tratamento adequado. Conheça quais são os tipos de esgotos e como eles são tratados.

Tipo unitário

O nome desse tipo de esgoto já diz muita coisa, ele é localizado em um só lugar, assim sendo, o esgoto pluvial, industrial e doméstico têm só um destino.

Por possuir toda essa capacidade de armazenamento, eles são o tipo mais caro de esgoto, eles não são comuns no Brasil e um desentupidor de esgoto tem menos contato. Saiba a diferença entre os esgotos:

  • Esgoto pluvial: coleta água da chuva através das bocas de lobo e sarjetas, levando essa água aos rios, mares e córregos;
  • Esgoto industrial: é formado pelos resíduos das empresas, necessita de um tratamento em estações próprias  antes de voltar para a natureza;
  • Esgoto doméstico: o mais comum, vem das residências, formado pela água dos banhos, lavagem de roupas, louças e da descarga do vaso sanitário. É o esgoto que mais recebe serviços de uma desentupidora de esgoto.

Com sistema separador

Este é um modelo brasileiro, sendo separado em duas categorias:

Separador parcial

É uma rede de esgoto projetada para coleta e transporte de esgoto doméstico, industrial e apenas uma parcela de águas pluviais provenientes de telhados, quintais e sacadas. 

A maior vantagem desse sistema, é que ele pode ser instalado com tamanhos menores que o de sistema unitário.

Separador absoluto

Já o separador absoluto é destinado para transportar apenas despejos industriais e domésticos, as águas pluviais são coletadas por um sistema totalmente independente. 

É a mais comum no Brasil e em serviços de uma desentupidora, tem um custo menor que as citadas anteriormente, além de ter uma vazão de água maior e facilita o afastamento das águas pluviais.

Um desentupidor de esgotos precisa conhecer como funciona cada tipo para realizar os serviços com excelência. Até mesmo em serviços emergenciais que precisam ser feitos rapidamente e com cuidado.

Importância do tratamento de esgoto

Além de conhecer os tipos de esgoto, não só as empresas que realizam o serviço de desentupimento, mas como toda população precisa saber qual a importância do tratamento de esgoto.

O tratamento adequado é uma questão de saúde pública, ele evita a transmissão de doenças e faz a preservação da natureza. Está confirmado que existe uma ligação direta entre a falta de tratamento do saneamento básico e a taxa de mortalidade da população.

É essencial que o desentupimento de rede de esgoto seja feito corretamente, dê prioridade a empresas que contam com profissionais que têm conhecimento das redes, para evitar problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *