O que você deve fazer
A melhor maneira de não extrapolar os gastos é a partir do planejamento da obra. Você pode fazer isso verificando qual a quantidade ideal de funcionários para cada setor e depois quantificando quanto será gasto nessa contratação, veja quais são as matérias-prima necessárias, além dos equipamentos que serão utilizados.
Um meio de fazer isso é investindo na gestão automatizada responsável por fazer um levantamento do controle em recursos gastos no maquinário, materiais, mão de obra, e também no financeiro em si.
Dessa maneira você não terá de contratar uma pessoa para essa função, e ainda não correrá o risco de receber dados errados uma vez que todo o mapeamento será realizado por essas ferramentas.
Posteriormente procure montar um calendário com prazos para a entrega de cada passo. Se imprevistos não ocorrerem você não terá de arcar com gastos extras, como o pagamento de horas-extras aos funcionários, por exemplo.
Além é claro, de deixar o seu cliente mais satisfeito por você e sua equipe terem cumprido com o combinado!
Faça uma gestão de crise, dessa maneira você estará preparado para caso isso aconteça. O ideal é que reserve uma verba extra para possíveis eventualidades, como acidentes, por exemplo.
Não compre, alugue!
Uma das maneiras mais eficientes de economizar em uma obra é optando pela locação de equipamentos para construção civil, como por exemplo o aluguel de andaimes, aluguel de martelete, locação de caçambas ou também o aluguel de furadeira.
Ao entrar em contato com uma empresa responsável pelo aluguel de equipamentos para construção civil o ideal é que você solicite por orçamento aluguel de martelete rompedor para que você consiga ter o melhor preço aluguel de martelete rompedor, por exemplo.