Como estamos mais tempo em casa, o consumo desses alimentos está aumentando entre a população. Levando em consideração apenas o estado do Rio de Janeiro, a venda de doces disparou nos supermercados.
O levantamento feito pela Associação de Supermercados do estado do Rio apontou que um dos produtos mais procurados na quarentena é o mel. Houve um aumento de 130% na procura do doce em março quando comparado ao mesmo mês do ano passado.
A pesquisa também revelou que houve aumento das vendas de 54% de biscoito recheado e 50% das caixas de bombom.
De acordo com nutricionistas, a mudança na rotina gera alteração na alimentação. Além disso, o estresse e ansiedade são outros inimigos. Para trazer a sensação de bem-estar nesse momento de isolamento social e de diversos problemas, as pessoas consomem doces.
O consumo exagerado de doces pode gerar diversos malefícios para a saúde, como:
- obesidade;
- diabetes;
- colesterol alto;
- cáries;
- doenças cardiovasculares.
Mas como resistir a paçocas, gelatinas e não comprar o estoque inteiro do atacado de doces? A dica é buscar o equilíbrio. Você pode comer alguns alimentos ricos em açúcar, mas não é recomendado exagerar.
Dicas para comer menos doces na quarentena
Não é um erro comprar balas e doces no atacado online, mas você pode melhorar a sua alimentação sem deixar de comer doce. Veja algumas dicas para driblar a necessidade de ingerir açúcar:
Frutas
Você deve consumir mais frutas, já que são saborosas e nutritivas. No entanto, se você ainda sente falta de um doce, pode derreter um pedaço de chocolate em barra 70% cacau e colocar em cima da salada de frutas. Uma delícia, não é? Mas lembre-se de não exagerar.
E quem disse que as frutas precisam estar geladas ou na temperatura ambiente para serem consumidas? Nesse frio, que tal colocar banana, maçã e outras frutas no forno? Para ficar com cara de sobremesa saudável, você pode até colocar um pouco de canela ou mel!
Aveia
A aveia é um alimento saudável, muito comum nas dietas. Mas tem um jeito de deixá-lo mais saboroso e apetitoso. Faça um mingau de aveia, leite desnatado e mel! Vai matar a sua vontade de comer doce!
Oleaginosas
Com certeza você já deve ter ouvido falar que oleaginosas (castanha de caju, castanha do pará, nozes, entre outras). Elas fazem bem para a saúde quando consumidas com moderação. É claro que não têm o mesmo sabor das guloseimas que você compra nas lojas atacadistas de doces, mas podem satisfazer a sua vontade.
Ressaltamos que a dica é ter equilíbrio, garantindo uma boa alimentação!