Os processos de corte de plasma e a laser utilizam a tecnologia CNC (computer numerical control), o que quer dizer que ambas têm flexibilidade para cortar diversas formas seguindo instruções programadas no controle numérico. Apesar disso, a máquina de corte plasma e a máquina de corte a laser operam de maneiras diferentes.
Sistema de corte a laser
Corte a laser funciona basicamente por meio de um feixe irradiado diretamente no material que deve ser cortado por meio de um furo na extremidade do equipamento utilizado.
A vantagem de escolher esse tipo de corte é a possibilidade de poder cortar alguns materiais que o corte de plasma não é capaz de cortar (por exemplo, acrílicos e madeira). Esse sistema também é útil para ser usado em cortes de metal e/ou chapas de aço (desde que tenham o tamanho de 0,5 mm a 10 mm de espessura).
Sistema de corte a plasma
A técnica de corte a plasma pode ser utilizada para cortar chapas metálicas e outros materiais e esse processo funciona de forma semelhante ao de soldagem, ou seja, é feito por arco elétrico com gás de proteção.
O uso mais frequente da tecnologia de corte a plasma é para corte de metais e de chapas de aço que meçam de 11 mm a 25 mm de espessura ou mais).
Antigamente nem todos apostaram no cortador de plasma, porque esse sistema de corte de metais por causa da quantidade e o consumo de componentes, do ângulo de corte e pela inconsistência do processo.
Felizmente o desenvolvimento constante de tecnologias para aprimorar o sistema de corte plasma manual e torná-lo mecanizado, contribuiu para que a máquina de corte a plasma tivesse mais velocidade, proporciona alta qualidade de corte e diminuísse seu consumo de energia. Essas alterações conseguiram mudar a reputação do corte a plasma!
Afinal… qual sistema é melhor?
Sabemos que o corte a laser pode ser mais rápido do que o corte a plasma, mas quando o assunto é espessura (metal ou chapa de aço com mais de 10 mm) e economia de energia, o corte a plasma leva a melhor e pode fornecer um resultado de corte de melhor do que o corte a laser.
Vale destacar que é possível adaptar um mesmo corte utilizando os dois tipos de tecnologia quando o material não tiver espessuras muito finas ou muito grossas.
Independente do sistema de corte que escolher utilizar, é essencial ter acesso a equipamentos de qualidade.
Por exemplo, se optar pelo corte a plasma, adquira consumíveis para corte plasma, tocha para corte plasma e a máquina de corte a plasma em fornecedoras de confiança e com experiência no mercado.