Características principais dos processos
As máquinas de corte a plasma, e também as que utilizam laser, trabalham com a tecnologia CNC (computer numerical control), que garantem uma maior flexibilidade para cortar diversas formas com base em instruções programadas no controle numérico.
A tecnologia do corte de plasma possui inúmeras vantagens e as que chamam mais atenção dos investidores ficam entre: Eficiência, estamos citando qualidade, velocidade e economia.
Por outro lado, a tecnologia a laser possui a capacidade de cortar alguns materiais que o plasma não possui, como acrílicos e madeira, e talvez essa específica característica, seja o único fator para que um operador o prefira.
Quando falamos sobre o corte de metais, a maioria dos cortadores de laser modernos podem alcançar a precisão de 0,1 mm e cortar a velocidades de até 25 mm por minuto e são mais eficientes em corte de metais e chapas de aço com espessura de 0,5 mm a 10 mm de espessura.
Diferenças do processo de corte
O corte a plasma é uma técnica de corte de chapas metálicas ou outros materiais. A execução desse processo é basicamente a soldagem por arco e tocha plasma elétrico com gás de proteção.
O corte a laser, consiste em um feixe/raio emitido no material a ser cortado através do furo na extremidade. O gás de corte flui de maneira coaxial através do bico, remove o material derretido, devido ao aquecimento dessa radiação.
O corte a laser pode ser mais rápido do que o corte a plasma dependendo da espessura do metal. Porém, quando a espessura do metal, ou chapa de aço ultrapassa os 10 mm, o corte de plasma fornece melhor qualidade em relação ao laser.
Uma solução. é a possibilidade de adaptar o corte para os dois tipos de tecnologia no caso de espessuras que fiquem na média entre grossa e fina.