A falta de planejamento
O que antes era exclusividade do interior de grandes métropoles, se estendeu para o que podemos chamar de “cidade grande”. É cada vez mais comum solicitar a locação do caminhão-pipa por esperar a solução de problemas relacionados com a falta de água. E não é para tanto, afinal, tudo que fazemos é totalmente dependente da água potável e sua insubstituível missão, promover saúde.
Mas contar com o auxílio de uma empresa de carro-pipa de última hora é considerado como normal na cidade de São Paulo de acordo com o segundo levantamento do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC). Cerca de 95% dos hospitais, empresas, indústrias e hotéis de São Paulo não têm um plano de contingência para enfrentar um possível desabastecimento.
Extremamente preocupante e até mesmo desesperador ter que contar com uma situação de emergência com o transporte de água potável em um hospital que lida diretamente com a vida de milhares de pessoas.
Leve em consideração que os poços artesianos e o caminhão-pipa de água são considerados medidas emergenciais, mas há silêncio quando questionados sobre se esses recursos falharem.
A crise hídrica no Brasil
Difícil acreditar pela situação que passamos diariamente que o Brasil é o dono do maior potencial hídrico do planeta, mas que na mesma medida, enfrenta atualmente um grande problema relacionado ao déficit no abastecimento de água potável. Essa conta não fecha!
O SNIS (Sistema Nacional de Informação Sobre Saneamento) 2015 divulgou que no país, cerca de 83,3% são atendidos e 35 milhões de pessoas ainda não tem acesso à água potável. A situação da água no Brasil tem piorado com o passar do tempo e isso se deve à vários fatores, como por exemplo, seca, poluição e má distribuição desse recurso. Além disso, a distribuição da água é um problema de poder, por isso que há conflitos mundiais pela posse de água.