cristovão colombo

Cristovão Colombo: biografia e fotos

Cristovão Colombo: biografia e fotos

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano, em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha no chamado descobrimento da América.

Segundo a documentação existente, Colombo era natural de Génova, tendo provavelmente nascido no bairro de Quinto, onde o seu pai residia já em 1429. Seu nascimento é datado entre 25 de Agosto e 31 de Outubro de 1451.

Foi em Portugal que Colombo começou a conceber o seu projeto de viagem para o Ocidente, inspirado pelo ambiente febril de navegações, descobrimentos, comércio e desenvolvimento científico, que converteram a Lisboa, da segunda metade do século XV, num rico e ativíssimo porto marítimo e mercantil, de dimensão internacional, e Portugal no país dos melhores, mais audazes e experientes marinheiros, com os maiores conhecimentos náuticos da época.

O projeto terá surgindo não de forma repentina, mas gradual, provavelmente em colaboração com o seu irmão Bartolomeu. Após o processo de formação e maturação, o projeto de Colombo consistia em atravessar o oceano – o único conhecido à época, o Atlântico – em direção à Ásia.

Colombo navegou inicialmente para as ilhas Canárias, que eram propriedade da Castela, onde reabasteceu as provisões e fez reparos.
Em 6 de setembro, partiu de San Sebastián de la Gomera para o que acabou por ser uma viagem de cinco semanas através do oceano.

A sua segunda viagem iniciou-se em 1493, com três naus e catorze caravelas. Nela avistou as Antilhas e abordou a Martinica. Rumou depois para o norte e alcançou Porto Rico. Foi a Hispaniola onde a pequena colônia tinha sido arrasada pelos indígenas. Tendo ali deixado outro contingente de homens, navegou para o ocidente e chegou à Jamaica. Nessa viagem fundou Isabela, atual Santo Domingo, na República Dominicana, a primeira povoação europeia no continente americano.

Para a terceira viagem, partiu em 1498, com seis naus, tendo chegado à ilha da Trinidad depois de uma atribulada viagem. Rumando ao sul, chegou a uma grande terra que pensou ser uma ilha, a que chamou de Gracia. Rumando ao norte, chegou a Santo Domingo, onde entrou em conflito com o governador, vindo ele e o irmão a ser presos e enviados para Castela.

Na quarta viagem, saiu de Cádiz com quatro naus em 1502, propondo-se uma vez mais a chegar ao Oriente. Avistou a Jamaica e, depois de grande tempestade, chegou à Ilha de Pinos nas Honduras. Avistou depois as costas da Nicarágua, Costa Rica e Panamá. Devido ao péssimo estado das naus teve de regressar a Hispaniola, de onde voltou para Castela.

Colombo morreu, em Valhadolid, a 20 de Maio de 1506, com cerca de 55 anos, com uma considerável riqueza proveniente do ouro que os seus homens haviam acumulado em Hispaniola.

Cristovão Colombo: biografia e fotos

VEJA IMAGENS DE CRISTOVÃO COLOMBO:

cristovão colombo navegações

cristovão colombo navegações

cristovão colombo viagens

cristovão colombo viagens

cristovão colombo

cristovão colombo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *