O uso desse tipo de peça possibilitou um aumento estrutural nas construções civis, assim como fatores de resistência e durabilidade. E, o que muitas pessoas não sabem, é que esse tipo de material possui mais versatilidade do que muitos pensam, e é sobre isso que abordaremos a seguir.
Como são fabricadas as chapas de aço?
A produção das chapas de aço pode variar quando se trata de seu processo de fabricação, pois depende da exigência de cada cliente, se querem chapas xadrez, lisas ou até que se transformem em tubos. Porém, o processo se inicia na mineração, sendo seguido pela criação do ferro gusa em forno de altíssima temperatura.
É a partir disso, que se dá início a matéria prima, e o início da fabricação de diferentes tipos de aço. O aço após essas operações é transformado em placas que vão para a etapa de laminação, que é a última parte do processo, e após isso, que os tipos diferentes de chapas de aço ficam disponíveis no mercado.
Vantagens de utilizar chapas de aço dentro de construções civis
As chapas e tubos de aço são materiais versáteis, e são peças capazes de trazer várias vantagens quando são aplicadas em projetos de engenharia em construções civis. Isso ocorre, pois as chapas de aço e tubos de aço são materiais de alta resistência, podendo ser adaptadas em dobras e cortes de forma personalizada.
Além disso, essas chapas e rolos de aço podem ser usadas junto a outros tipos de materiais, como tijolos, no concreto e em variados tipos de blocos. No caso de reformas, as chapas de aço também possuem vantagens, quando a construção é de extrema urgência, por exemplo, pois auxiliam a reduzir o tempo de entrega da construção pela facilidade de trabalhar com elas.
Como as chapas de aço conseguem ser tão resistentes?
O principal motivo que faz as chapas de aço serem tão resistentes é a presença do carbono em sua composição. Pois, quando o carbono se funde ao ferro, traz uma resistência mecânica a peso e pressão, dando maior durabilidade e dureza a essas estruturas.
Isso traz apenas benefícios para quem opta pelo uso das chapas de aço nas construções civis, pois garante que as paredes, pilastras e tetos construídos, tenham muito mais resistência, do que se tivesse utilizado apenas o concreto.