Com o passar do tempo, os consumíveis plasma tornaram-se os verdadeiros responsáveis pelas vantagens incríveis que uma máquina de corte a plasma pode proporcionar, mas muita coisa está por trás desse desempenho.
Acompanhe o nosso blog e veja curiosidades técnicas deste procedimento que farão total diferença para o dia a dia das suas operações!
Curiosidades técnicas
Os três estados da matéria são: Sólido, líquido e gasoso. Agora, quando aumentamos o nível de energia, obtemos o quarto estado, conhecido como plasma. Esse estado é produzido pela dissociação das moléculas de um gás, que depois de ionizado torna-se condutor de corrente elétrica.
Podemos observar que com o passar do tempo o corte plasma está cada vez mais tecnológico. Veja algumas curiosidades surpreendentes desse processo:
- O arco elétrico que se forma pelo bico plasma atinge uma temperatura de 10.000ºC — 30.000ºC para derreter o material e realizar a separação;
- Só forma o arco elétrico pelo bico de plasma se houver um diferencial de potencial;
- O material a ser cortado é o pólo positivo e a tocha plasma é o pólo negativo;
- Dependendo da espessura do material e do potencial da máquina, sua velocidade de corte pode atingir quase 5.000 milímetros por minuto.
Consumíveis de plasma
Sem os consumíveis de plasma, uma cortadora de plasma não desempenharia as mesmas funções, com as mesmas qualidade e rapidez. Mas, você sabe qual a função deles?
- Bico — O bico de plasma possui um orifício por onde o arco do plasma atravessa para cortar os metais;
- Tocha — A tocha de plasma fornece o alinhamento e o arrefecimento;
- Eletrodo — O eletrodo de solda plasma une as peças (arco e tocha), comprime e protege o jato plasma.