Com a crise hídrica, cidadãos de algumas localidades estiveram sujeitos ao rodízio hídrico não oficial. Por vezes, as tubulações tiveram as pressões diminuídas e até mesmo o corte no abastecimento de água durante algumas horas do dia. Isso possibilitou que o comércio e transporte de água aumentasse.
Mas, afinal, de onde vem essa água toda?
Origem da água dos caminhões pipas
A água proveniente dos caminhões pipas tem origem nos aquíferos, formações geológicas subterrâneas que armazenam água – por isso a preocupação com a contaminação do solo e com a utilização de produtos químicos.
No caso da região metropolitana de São Paulo, a água vem dos aquíferos Cristalino e Sedimentar.
Esses dois aquíferos têm capacidade de produzir até 16 mil litros de água por segundo, mas sozinhos não dão conta da necessidade que a região metropolitana precisa, 67,7 mil litros por segundo. Por este motivo contam com a ajuda de mais 12 mil poços privados já existentes.
É importante lembrar que o número de poços artesianos na região metropolitana é de 12 mil, no entanto 80% desse número são considerados como poços clandestinos.
Os poços artesianos clandestinos são aqueles que não possuem autorização e regulamentação do DAEE (Departamento de Águas e Energias Elétrica). Eles representam uma ameaça ambiental que prejudica o lençol freático e também a saúde humana, uma vez que a água pode estar contaminada e causar doenças graves.
Portanto, ao contratar um carro pipa confira se a empresa é regulamentada e se trabalha dentro dos parâmetros exigidos.
A Águas Marek é uma empresa de Caminhão de Água autorizada pela SEMASA e atende as legislações das portarias do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária. Entre em contato e solicite seu orçamento de Caminhão Pipa.