E cada vez mais as brasileiras tem aderido à moda da depilação íntima completa, não deixando restar nem sequer um pelinho nos órgãos íntimos.
A grande dúvida é o quanto essa prática pode prejudicar a saúde da região. A boa notícia é que se livrar dos pelos, mesmo que de todos eles, não faz nenhum mal. Quem confirma é a ginecologista e obstetra da Plena Clínica, Denise Gomes.“Os pelos pubianos protegem nosso corpo contra microrganismos, barrando os agentes infecciosos”, explica. Apesar disso, a médica afirma que depilar totalmente a região mais intima da mulher não traz tantos riscos à saúde. Tudo irá depender do histórico médico de cada uma. “Se a mulher já está acostumada, faz a depilação íntima completa e nunca apresentou nenhuma doença infecciosa vaginal ela pode continuar com o hábito.
Quem merece atenção especial são as mulheres que já tem histórico de doenças infecciosas. A dica, nesses casos, é remover os pelos das áreas mais afastadas do órgão íntimo, como coxas e pélvis. Os pelos próximos aos grandes lábios podem ser retirados com auxilio de uma tesoura pequena e sem ponta”.
Depilação íntima total não faz mal
Feito por Marília Rocha