Uma nova plataforma chamada Atlas Político, desenvolvida por dois pesquisadores brasileiros de Harvard com o patrocínio da Fundação Lemann, traz informações e histórico dos candidatos que disputam ou já disputaram as eleições 2014. Segundo o site, o objetivo é mostrar a competência dos congressistas em defender suas agendas políticas, independente de suas posições ideológicas. Apesar de citar no perfil individual se o candidato é ficha limpa ou não, esse não é um fator considerado na nota.
Foi essa plataforma a responsável por elencar um ranking dos deputados federais mais atuantes, entre os 513 que estão hoje em exercício. O ranking se baseia em cinco critérios numéricos: Representatividade (deputados que se elegeram com votações expressivas); Campanha Responsável (os gastos do candidato comparados ao total de votos); Ativismo Legislativo (projetos apresentados); Debate Parlamentar (participação em debates e fiscalização); e Fidelidade Partidária (se o candidato permaneceu no mesmo partido e se votou de acordo com as orientações da legenda).
Cada item representa uma nota de 0 a 1, que, somadas, compõem a média final. Quanto mais próximo de 5, melhor avaliado o político é.
Em primeiro lugar, segundo a pesquisa, está Chico Alencar (PSOL-RJ), com média de 4,59 pontos. Alencar está em seu terceiro mandato consecutivo (2003-2006, 2007-2010 e 2011-2014) e é também membro da Comissão de Direitos Humanos e do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, e vice-líder do seu partido da câmara. Desde 2006, é incluído na lista dos “100 parlamentares mais influentes do Congresso”, divulgada anualmente pelo Diap.
Na segunda posição, aparece Manuela D’ Ávila (PCdoB-RS). Nascida em Porto Alegre, começou sua carreira no movimento estudantil e depois ingressou na política partidária. Foi a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre. Foi eleita deputada federal em 2006 e reeleita em 2010, tendo sido a candidata mais votada em ambas as eleições e a mais votada da história do Rio Grande do Sul.
Em terceiro lugar, está Fátima Bezerra (PT-RN). iliada ao PT desde 1981, elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos, em 1994, com 8.347 votos,3 e 1998 com 30.697 votos.4 Na Assembleia Legislativa potiguar, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Interior. Representou o Poder Legislativo potiguar no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e no Conselho Estadual do Meio Ambiente.
Para conferir lista completa, acesse o site do Atlas Politico: http://www.atlaspolitico.com.br/
Deputados federais mais atuantes no Congresso
Feito por Marília Rocha