A substituição de peças metálicas, que faziam com que os automóveis consumissem maior quantidade de combustível, foi impulsionada pela crise do petróleo na década de 70. O cenário colocou os termoplásticos à frente da linha de produção automobilística, reduzindo o peso do carro em 30%.
Além da economia de combustível, isolamento acústico e imunidade à corrosão para o consumidor que gasta menos e ganha maior conforto, as vantagens do uso de compostos plásticos de alto desempenho também se estendem para os fabricantes e montadoras de veículos, uma vez que as resinas termoplásticas podem ser moldadas e recicladas várias vezes, melhorando a capacidade criativa, e consequentemente o design dos carros.
Atualmente, grandes montadoras afirmam que os polímeros chegam a compor 60% das peças de um carro – com peças que vão desde os carpetes até a lataria.
Confira alguns exemplos de polímeros utilizados na indústria automobilística.
Policarbonato
O Policarbonato PC é resistente e com aparência semelhante ao vidro. É utilizado em faróis e lanternas.
Poliamidas
As poliamidas possuem boa estabilidade dimensional. É usada para fabricação de dutos de captação de ar, sistema de freio e engrenagens.
Polipropileno
Com resistência mecânica e química a resina de polipropileno é usada para cobrir volantes automotivos, painel, porta-luvas, porta-malas etc.
ABS
O Acrilonitrila Butadieno estireno (ABS) é usado em grades e também na carcaça de espelhos.
PBT
O PBT é usado para fabricação de itens como para-brisa, maçanetas e carcaças de faróis.
A Dakhia é certificada ISO 9001/2015 e trabalha dentro dos padrões de qualidade mais rigorosos. Nosso laboratório próprio é equipado com equipamentos de última tecnologia. Venha conhecer nosso parque industrial de mais de 8 mil m² em Diadema.
Entre em contato com nossos representantes e receba um orçamento de compostos plásticos de engenharia.