Mas que áreas são essas que precisam de um dispositivo para medir o vento? Antes de conhecer as aplicações, é preciso entender a função do aparelho.
Função do anemômetro
De forma geral, podemos definir o anemômetro externo como um aparelho que realiza a medição da velocidade do vento. No entanto, o seu funcionamento e características podem variar de acordo com o modelo.
Existem equipamentos mais simples até os mais sofisticados, separamos alguns:
- de copo: mais simples;
- de hélice: mais comum;
- de fio quente: usam um tubo metálico;
- digital: o anemômetro digital conta com alta tecnologia.
Hoje em dia, os avanços tecnológicos deixam os processos mais práticos, eficientes e rápidos. Assim como os controles remotos industriais, os anemômetros são usados por empresas que buscam as vantagens proporcionadas pela tecnologia.
Embora todos os modelos cumpram a função de medir a velocidade do vento, o anemômetro wireless se destaca pela possibilidade de conexão com o seu smartphone. Assim, você pode ver as medidas através da tela do celular de forma simples e precisa!
Aplicações do anemômetro
Agora que você já sabe as funções e modelos do anemômetro, já tem noção de onde esses equipamentos são aplicados, não é? É claro que existem diversos setores, áreas e empresas que fazem uso do dispositivo, mas todas eles são impactadas pela ação do vento.
Por exemplo, não dá para pensar em uma usina de energia eólica sem a velocidade do vento! Mas não são apenas nesses locais que eles são usados, confira outros:
- estações meteorológicas;
- área de engenharia e física aeroespacial;
- áreas de trabalho, como minas;
- navios;
- ar condicionado.
Lembrando que as aplicações listadas acima são apenas algumas, existem outras áreas que também faz a medição de vento para melhorar os processos.
Vale ressaltar que a tecnologia é uma importante aliada no aumento da produtividade e eficiência em diversos processos de segmentos diferentes. Além dos anemômetros, outros dispositivos podem fazer parte do seu setor, como displays e controladores.
15 de junho: Dia mundial do Vento
Como estamos falando da velocidade do vento, vamos destacar a data: 15 de junho é comemorado o Dia Mundial Do Vento. A data foi criada pelo Conselho Global de Energia Eólica, sendo um dia para refletir e conhecer um pouco mais sobre esse recurso natural.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil conta com 619 usinas eólicas. Com isso, 28 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas no ano de 2018.