E em relação a esses valores, antes de pesquisar o porquê dos preços e afins, é importante que seja feita uma pesquisa de qualidade e das funcionalidades do aparelho auditivo escolhido, afinal, independente de qualquer coisa, o modelo a ser escolhido deve ser o que melhor se adequa em cada caso.
A seguir, falaremos mais sobre esses valores dos aparelhos auditivos, e o por que de custar esse valor, colocando em vista pontos importantes como garantia, qualidade, funções, acessórios, entre outros.
Quando é indicado utilizar aparelho auditivo?
Por incrível que pareça para muitos, a perda auditiva é a deficiência mais comum entre os brasileiros, podendo ser de nascença ou devido à idade ou algum acidente. Essa deficiência tem como característica a incapacidade de ouvir ou compreender qualquer estímulo sonoro que venha de qualquer pessoa ou ambiente.
Muitas vezes, após um diagnóstico da perda auditiva, muitos profissionais clínicos mostram algumas alternativas terapêuticas para tratar de alguma forma esse problema, como procedimentos cirúrgicos em alguns casos, ensinar a executar uma boa limpeza auditiva, e o uso de um bom aparelho auditivo, dependendo do tipo de dano identificado em cada pessoa.
A recomendação do uso de um aparelho auditivo é necessária quando um indivíduo é incapaz de reconhecer ou manter um certo diálogo com as pessoas a sua volta, pela dificuldade de ouvir e entender os sons que saem de pessoas e do ambiente ao seu redor.
O que são os aparelhos auditivos?
Os aparelhos auditivos são tipos de dispositivos eletrônicos, que se acoplam dentro ou atrás das orelhas das pessoas que necessitam desse utensílio, com o objetivo de ampliar as ondas sonoras provenientes dos estímulos do ambiente, e essa amplificação permite que a pessoa consiga ouvir de uma forma melhor o que está a sua volta.
Independente do modelo, todo aparelho auditivo é formado por três partes, sendo elas:
- Microfone: parte externa e exposta do aparelho auditivo, que é o que faz a captação dos sons externos, analisá-los pelo seu chip de processamento interno, transformando-os em boas ondas sonoras para os deficientes auditivos;
- Amplificador: os sinais elétricos são recebidos nessa área do aparelho, e a potência do sinal é amplificada;
- Receptor: Os sinais elétricos amplificados são enviados para o ouvido por meio do receptor.
Recomendações para comprar o aparelho auditivo
A primeira coisa a ser analisada, são as diferenças entre os modelos de aparelhos auditivos, e para isso, deve-se tirar dúvidas com o vendedor na hora de buscar pelo melhor modelo para seu caso.
Nesse momento, também é de extrema importância identificar a procedência desses produtos, e se na mesma loja ainda há bons acessórios para esses aparelhos, como o desumidificador de aparelho auditivo, que é um acessório necessário para a garantia do seu aparelho, além de garantir maior segurança em relação a limpeza, e eliminação de qualquer bactéria, afinal, a área dos ouvidos é muito delicada, e deve ser cuidada devidamente.
Após analisar tudo isso, e se o aparelho está dentro da estimativa de valores de um aparelho de boa qualidade, a compra pode ser efetuada sem receio, pois o produto possui garantia e qualidade.