A caixa de gordura é um equipamento que liga diretamente às instalações de água ao sistema de esgoto. A função dele é de filtrar o que vai para o esgoto, entretanto quando há algum problema é inevitável evitar a contaminação. Por esse motivo, veja dicas de como cuidar da caixa de gordura.
Como saber se a caixa de gordura está entupida?
Levando em consideração de que essas estruturas não são de fácil acesso, é importante que você fique atento aos sinais para saber se você está com problema na caixa de gordura.
Quando ela está obstruída é possível notar um mau cheiro saindo das pias, há o retorno de excrementos dos ralos, além disso há água já não escoa com a velocidade habitual e até um certo borbulhamento, nos casos mais extremos há a caixa chega a transbordar.
Ao notar qualquer um desses sinais é necessário entrar em contato com uma desentupidora. Isso porque devido a complexidade do problema, apenas os profissionais capacitados têm o conhecimento técnico a respeito dos procedimento que devem ser realizados.
Além disso, um dos diferenciais é que diferentemente dos processos caseiros, todos os funcionários utilizam todos os EPIs: máscara de gás, sacos de lixos, roupas velhas e calçados emborrachados, pé de cabra, raspador e espátula e luvas de borracha longas que cobrem até os ombros.
A mão de obra da empresa de desentupimentos utiliza equipamentos como o hidrojateamento que servem para fazer o desentupimento das tubulações.
Para isso, os aparelhos fazem a sucção dos resíduos. Dependendo da gravidade do caso, é possível que a empresa opte por fazer o hidrojateamento de alta pressão.
Uma das grandes vantagens desse método é que ele é eficiente sem ser invasivo, dessa forma o desobstruimento é feito sem que prejudicar a tubagem.
Como garantir o funcionamento da caixa de gordura
Uma das formas mais eficazes de fazer com a caixa de gordura funcione corretamente é manter uma rotina de higienização com uma desentupidora 24h.
Caso ela esteja instalada em estabelecimentos comerciais, como é o caso dos restaurantes, então a manutenção deve ser feita semanalmente. Quando se trata de lanchonetes ou bares de pequeno porte, o intervalo aumenta para um mês.
Entretanto, no caso de apartamentos, o recomendado é que a limpeza seja feita de 3 em 3 meses. Já para as casas, o período de intervalo entre os procedimentos aumenta para 6 meses.
A manutenção de caixas de gordura é importante não apenas para o equipamento, mas também para o seu bolso, uma vez que esse serviço sai muito mais em conta do que solicitar por uma desobstrução.