Veja em nosso blog dicas para você realizar o serviço de limpa fossa de maneira segura e prática.
Preste atenção nos sinais
Quando os ralos da sua residência começar a exalar mau cheiro é sinal de que chegou o momento de realizar a limpeza de fossa. Outros sinais, como por exemplo, infiltração nas tampas também são grandes indicativos sobre a necessidade de uma manutenção.
Cuidados essenciais com esse sistema
O mais indicado para esse procedimento é a contratação de uma desentupidora limpa fossa por tratar-se de resíduos contaminados e pelo sistema lidar com gases explosivos.
Se você optar por realizar sozinho esse procedimento, não deixe crianças ou animais por perto e não acenda fósforos, cigarros ou qualquer material que propague fogo no momento que for realizar o desentupimento de fossa.
Materiais para realizar a limpeza
Para realizar a manutenção do sistema de fossa séptica, é necessário ter em mãos uma bomba específica para sucção dos fluídos que pode ser manual ou elétrica. Coloque a bomba em um caminhão limpa fossa para facilitar o transporte dos dejetos até um local indicado.
Dicas especiais
A maioria das pessoas que realizam o serviço de limpa fossa relatam sobre a dificuldade de tirar os resíduos que estão endurecidos, por isso, o ideal para esse procedimento é colocar o mesmo produto utilizado por uma desentupidora para amolecer os resíduos e facilitar o trabalho, principalmente se for realizado manualmente.
Outra dica especial é nunca retirar todos os resíduos acumulados na fossa, o indicado é deixar em média 10% cheia do tamanho do sistema para que a fossa volte a trabalhar automaticamente sem problemas.
Por que esse procedimento é indicado para uma desentupidora realizar?
A manutenção e a limpeza do sistema de fossa sépticas devem ser realizadas por profissionais de uma empresa de desentupimentos por lidar diretamente com possíveis problemas de saúde dependendo do estado que o sistema se encontra.
Além de proliferação de pragas e insetos, a não realização da limpeza por profissionais e periodicamente podem promover doenças, como por exemplo, cólera e leptospirose causadas na maioria das vezes por água de esgoto contaminada.