Material da placa
O primeiro passo para fazer placa personalizada é verificar que tipo de material que utilizará como base do item de decoração. Você pode usar diferentes materiais, com diferentes preços e que consequentemente terão cuidados diferentes.
- MDF — O MDF é um material mais firme, mas necessita de máquinas mais potentes para realizar a impressão;
- Metal — O metal é um material mais barato do que MDF, mas também necessita de máquinas impressoras indicadas para trabalhar com esse tipo de material e criar placas metálicas;
- Vidro — O vidro pode ser mais caro que as opções anteriores, mas tem a opção de serem adesivados, fator que torna mais barata a placa decorativa personalizada.
Criatividade
Use sua criatividade para criar e/ou escolher a arte. Com a ajuda de alguns aplicativos você pode misturar imagens, ilustração e escrita para que faça sua placa personalizada.
Se preferir, foque em apenas um estilo para fazer placas informativas personalizadas, ou desenhadas.
Fontes
Se o seu trabalho for para personalização de placas com escrita, é preciso escolher fontes que sejam visualmente claras e objetivas. Fontes cheias de curvas e deixam a placa com baixa visibilidade e dificuldade de leitura. Cuidado!
Pense no tamanho que deseja para a placa. Essa medida pode ser decidida com base teórica apenas ou com base em materiais já adquiridos. Quando souber o tamanho, pense no espaço em torno do texto. Divida o espaço para determinar o tamanho das letras.
Impressão de teste
Antes de realizar a impressão final da sua arte, o ideal é realizar uma impressão teste para verificar se ficou do jeito que queria. Muitas vezes a imagem no computador pode ficar distorcida ou não comportar o tamanho da placa personalizada e material escolhido.
O teste pode apresentar diferenças se for uma placa de homenagem, decoração e até mesmo sinalização. Por isso, no início dos trabalhos veja qual se encaixa melhor com a sua ideia e mãos á obra!