É o momento em que os arquitetos, como de um escritório de arquitetura no ABC, usam toda a criatividade para tornar um espaço de metragem reduzido em um local confortável e funcional.
Para te ajudar na hora de aperfeiçoar o projeto de arquitetura de uma casa pequena, selecionamos algumas dicas essenciais. Vem com a gente!
Entenda a necessidade dos clientes
Por se tratar de um ambiente reduzido, é necessário priorizar os cômodos em que os clientes gastam a maior parte do tempo. Salas de estar, cozinhas e até um escritório de arquitetura residencial moderna, dependendo da preferência do cliente, devem ter o tamanho da área estudado.
É preciso encontrar uma distribuição que funcione para o cliente e torne o espaço mais funcional para ele. Ou seja, otimizar ao máximo e dar prioridade ao essencial.
Inclua grandes aberturas nos projetos de arquitetura, se possível
Utilizar aberturas largas para áreas externas, como jardins ou varandas, permite a ampliação visual e psicológica em casas pequenas, além de valorizar o imóvel ao aliá-lo a um espaço de lazer.
Um truque para ajudar na sensação de amplitude também é utilizar espelhos, em portas de armário e paredes, pois estes multiplicam nossa visão e são grandes aliados na hora de ampliar o local, como em um escritório de arquitetura em São Caetano do Sul.
Outro importante truque na hora de planejar o ambiente de uma casa pequena é investir em iluminação, evitando cortinas que impeçam a entrada de luz natural. Usar pelo menos três pontos de iluminação farão com que o olhar se movimente pelo ambiente, outro caminho para ganhar amplitude.
Aposte em cômodos integrados
No Brasil, tornou-se comum o uso de móveis e objetos para separar cômodos em projetos de arquitetura. As chamadas “cozinhas americanas” estão cada vez mais presentes nas residências, pelas vantagens que ela oferece. Ao longo dos anos, as cozinhas deixaram de ser prioridade em projetos, devido à procura por opções mais práticas e rápidas para cozinhar.
Em função disso, as cozinhas americanas se tornaram boas opções para otimizar espaço em casas pequenas — a união entre a cozinha e a sala de estar ou jantar (os famosos ambientes integrados) traz a sensação de ambiente ampliado, valorizando também a interação entre os usuários no espaço.
A divisão é um tópico importante a considerar, ademais, e pode ser feita por uma meia parede, um móvel e até mesmo a mesa de jantar.
Dê preferência a móveis multifuncionais nos projetos de arquitetura
Ao planejar um projeto arquitetônico de um espaço mínimo, a arquitetura de interiores é essencial na hora de desenhar a mobília. Nesse estágio, a decoração é uma grande aliada na hora de tornar o espaço multifuncional. O uso de cores, iluminação e escolha de mobílias podem fazer toda a diferença.
Investir em móveis que tenham mais de uma função é uma alternativa para quem não deseja encher a casa de móveis. Dessa forma, o espaço pode ser bem aproveitado e ainda melhora na circulação entre ambientes.
Móveis planejados, usados em escritórios de arquitetura em São Paulo, são uma ótima pedida — feitos sob medida e com características que atendem as necessidades de cada cliente. Móveis com rodas também ajudam em ambientes pequenos, por se moverem de forma rápida e prática.
E então, pegou todas as dicas para incluir nos seus projetos de arquitetura para casas pequenas? Felizmente, com um bom planejamento, é possível transformar um espaço de medidas reduzidas em um local agradável e prático de se viver.