Continue acompanhando o nosso blog e veja as dicas que separamos para você começar a realizar serviços de corte plasma.
O mais importante antes de começar com algumas dicas sobre segurança, é ressaltar que ao manusear máquinas de corte a plasma o soldador deve manter atenção em todo o processo de soldagem e de corte.
Utilização de EPI para manuseio de máquinas de corte a plasma
Para muitas funções, os Equipamentos de Proteção Individual é mais do que necessário sua utilização, é obrigatório. Com os serviços realizados em um cortador de plasma, a obrigação em junção com a necessidade de promover segurança, os EPI’s também se aplicam.
Cuidado com os olhos
O atrito com a tocha para corte a plasma pode gerar pequenas faíscas e acertar a região dos olhos, neste caso, o uso de óculos de proteção faz um papel fundamental para proteger o operador com possíveis acidentes.
Além disso, o local de corte com plasma também é de extrema importância. Alguns tipos de materiais geram vapores, que podem estar ligados a sua composição, habilidade do operador, limpeza da chapa ou ventilação do local.
Cuidado com os ouvidos
A proteção contra ruídos também é indispensável. Uma máquina de corte a plasma não gera tanto ruído sozinha, mas a junção de todo o ambiente de trabalho, como polimento de materiais ou descarrego de materiais, podem proporcionar barulhos que causam deficiência auditiva, por isso, protetores auriculares são necessários.
- EPI´s básicos sugeridos para um operador de Corte Plasma:
Botas com solado isolante;
Perneiras em couro;
Avental em couro;
Mangotes;
Luvas de raspa;
Máscaras tipo escudo ou capacete;
Óculos de proteção;
Abafador de ruído.
Qualidade do corte a plasma
Depois de se preocupar com a segurança em operar uma cortadora de plasma, é hora de garantir a qualidade dos serviços realizados. Uma dica que é essencial, porém, não é o único motivo de bons resultados, é garantir consumíveis plasma de qualidade e sua troca constante conforme desgastes.