As vagas de emprego são disputadas por aqueles estudantes de técnico em enfermagem que acabaram de se formar no curso técnico segurança do trabalho, curso de técnico em enfermagem, curso técnico auxiliar de enfermagem e superior por profissionais que já atuaram na área. Portanto, diante das diferenças é preciso estar atualizado aos pré-requisitos solicitados por empregadoras.
Para os iniciantes
Para quem está buscando pelas primeiras experiências profissionais é importante “mostrar serviço”, colocando-se a disposição para a realização de tarefas com boa vontade, e principalmente sem corpo mole! Seja você da área de auxiliar de enfermagem ou técnico em segurança do trabalho.
É imprescindível que você seja comprometido com as suas tarefas e que tenha pontualidade para com as obrigações. Essas características são muito solicitadas por empregadores, porque demonstram motivação do funcionário.
Demonstre interesse em aprimorar seus conhecimentos e não apenas em colocá-los em prática. Afinal, você está lá para aprender, e nada melhor do que receber dicas de quem já atua na área e conhece os melhores macetes para a realização de procedimentos.
Para quem já trabalha na área
Com o mercado de trabalho se tornando cada vez mais competitivo é preciso ter em mente que apenas um curso técnico em enfermagem, ou graduação não são garantias para conquistar uma vaga e tão pouco para mantê-la. Por isso procure estar atento às tendências da área.
Invista na sua capacitação profissional com cursos de lato sensu, MBA e até mesmo cursos de especialização, como os de curso de enfermagem. Dessa forma você estará aprimorando suas habilidades, além de ter a possibilidade de concorrer a outros tipos de vagas.
As escolas de enfermagem têm oferecido especialização em administração, gestão de pessoas, além de melhoria de processos, e legislação. Esses conhecimentos costumam ser requeridos em áreas que possuem mais burocracia, como hospitais, planos de assunto, e clínicas.