Muitas pessoas que estão na terceira idade possuem restrições para andar, enxergar, entre outros, por isso os arquitetos residenciais sp devem ficar atentos a esses detalhes na hora de fazer o planejamento do lar.
De acordo com dados do Ministério da Saúde de 2017, 70% das quedas de idosos ocorrem dentro de casa. A pesquisa aponta que 30% dos casos levam à morte e 40% causam uma lesão grave.
Confira algumas dicas que são utilizadas por escritório de arquitetura em São Paulo e em outras regiões para projetar uma casa incrível e adaptada para a segurança dos idosos:
Prefira uma casa térrea
Com certeza uma casa térrea é bem melhor que um sobrado para os idosos, já que não precisa de escadas. O terreno com um andar é mais fácil para a mobilidade, deixando a casa mais segura.
Planeje um jardim
Aposentados costumam passar mais tempo em casa, por isso é ideal que tenha um jardim em casa para que os moradores possam ficar ao ar livre. É muito importante para a saúde ter uma distração, como cuidar das plantas ou ler um livro no jardim!
Boa iluminação
Os projetos de arquitetura residencial também devem planejar uma boa iluminação para evitar acidentes. Recomenda-se que os espaços sejam bem claros, os interruptores tenham botões iluminados em uma altura de 1,10m próximos à entrada do quarto. Tropeçar devido à escuridão pode gerar graves consequências aos idosos.
Cozinha integrada à sala de jantar
Ambientes integrados são elegantes, aproveitam melhor o espaço e facilitam a circulação. O escritório de arquitetura em São Caetano do Sul pode sugerir essa ideia para os moradores, uma vez que é necessário caminhar menos de um espaço para o outro.
Além disso, o arquiteto em São Paulo ou em qualquer outro lugar não pode se esquecer de projetar armários e estantes em alturas baixas. Assim, o morador não precisará subir em bancos e escadas para pegar os objetos.
Adapte o banheiro
Para evitar acidentes no banheiro, o escritório de arquitetura em Santo André pode adaptar o ambiente. Além de planejar um espaço maior para a circulação, é possível instalar barras de apoio, colocar banco dentro do box, entre outras medidas.
Dicas de decoração
Até os detalhes fazem diferença na segurança dos idosos dentro da própria casa. Por isso, listamos algumas dicas:
- evite o uso de tapetes, pois podem causar quedas. No entanto, se os moradores quiserem tapetes em casa, você pode colar com fita adesiva para evitar escorregões;
- escolha persianas, já que acumulam menos poeira que cortina;
- prefira cores claras;
- evite colocar muitos móveis em um mesmo ambiente, isso pode atrapalhar a circulação.
Com projetos de arquitetura e decoração feitos especialmente para a casa de idosos, os moradores se sentirão mais confortáveis e seguros dentro do lar.