Dicas para lidar com quem tem perda auditiva

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas tinham deficiência auditiva até 2018, e as estimativas são de que as pessoas que precisam de aparelho, ou acessórios para aparelho auditivo subam para 900 milhões até 2050.

Diante desses números, é de extrema importância que todos estejam atentos à forma com que tratamos e nos relacionamos com essa parcela da população, de forma afetiva e com o máximo de respeito com o próximo.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para lidar com pessoas que têm perda auditiva e necessitam da utilização de aparelho auditivo e kit limpeza aparelho auditivo. Continue lendo e saiba mais!

Se informe!

Para que seja possível cultivar um bom relacionamento e lidar bem com a parcela da população que sofre com perda auditiva, é de fundamental que você deixe a ignorância de lado e se informe sobre o assunto.

Antes de tudo, é essencial saber que existem diversos níveis de perda auditiva, são eles: leve, moderado, severo e profundo e em cada nível, a pessoa terá dificuldades diferentes e irá precisar de acessórios diferentes, como a pilha para aparelho auditivo.

Leia livros sobre o assunto, leia conteúdos disponíveis na internet, assista a reportagens e não deixe de conversar com especialistas que acompanham o caso de seu familiar ou amigo próximo.

Se informe a respeito do melhor aparelho auditivo e bateria para aparelho auditivo de acordo com o caso, e nível de perda auditiva do indivíduo.

Dicas para a comunicação

As pessoas que lidam com a perda severa da audição desde a nascença, se comunicam em sua maioria através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já a população que adquiriu o problema depois de falar, pode fazer leitura labial e responder oralmente.

Apesar desses detalhes, e da facilidade que os aparelhos auditivos e desumidificador de aparelho auditivo entrega, é fundamental adotar algumas dicas para que a comunicação aconteça da melhor forma possível.

Confira nossas dicas:

  • Ganhe a atenção da pessoa antes de falar de forma delicada;
  • Não grite, além de desnecessário o hábito é deselegante;
  • Seja expressivo;
  • Deixe sua boca livre ao falar, nunca tampe a boca ou fale comendo;
  • Se possível, se comunique em um local mais silencioso.

E para melhorar a comunicação e bem-estar da pessoa, invista em acessórios para aparelhos auditivos, como o protetor de cera.

Cultive um bom relacionamento

Além das dicas citadas anteriormente e garantir o conforto da pessoa com a limpeza aparelho auditivo, confira como cultivar um bom relacionamento com quem tem perda auditiva e ter a melhor convivência possível no dia a dia:

  • Cuidado com a forma que você se refere a pessoa: retire aleijado, deficiente, incapaz, inválido, mongol, retardado e outros termos pejorativos de seu vocabulário! 

O termo mundial aceito é “pessoa com deficiência” e o termo “surdo” também pode ser utilizado sem problemas;

  • Não tenha medo em se comunicar com a pessoa com deficiência auditiva;
  • Não relacione a deficiência com o intelecto da pessoa;
  • Não faça suposições: nem toda pessoa surda é muda, nem todas as pessoas com deficiência auditiva falam Libras e os surdos não se casam apenas entre si.

E para finalizar, não tenha medo de perguntar sobre o assunto para se informar e não ser ignorante!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *