Esteja atento aos decretos
Como cada região tem uma quantidade de casos e evolução diferente, é preciso ficar de olho nos decretos da sua localização. No estado de São Paulo, por exemplo, é obrigatório o uso de máscaras em local público. Caso o cidadão seja flagrado sem o uso do acessório ou um estabelecimento permita a entrada de clientes sem máscara, recebe multa.
Redobre a higienização
Não dá para ficar sem arroz, carne, feijão e até sem aquele bombom, não é? Sair para fazer compras no supermercado é algo necessário, sendo uma das poucas saídas das pessoas. Por ser um local com diversos indivíduos, é preciso redobrar a higienização, garantindo a segurança dos clientes.
O e-book do Sebrae “Orientações para retomada segura das atividades de mercearias, minimercados e supermercado”, baseado nas recomendações da OMS, diz para os estabelecimentos reforçarem a limpeza de corrimãos, banheiros, puxadores de geladeiras e em outras locais onde há muito contato.
Ofereça álcool em gel
Para evitar contaminação durante as compras de balas, paçoca e diversos outros alimentos no atacado ou varejo, disponibilize álcool em gel. Com a pandemia, muitas empresas começaram a fazer dispensadores que são acionados com o pé.
Lembre os clientes de manter o distanciamento social
Seja por meio de placas, marcas no chão ou auto-falante, lembre os clientes de manterem o distanciamento de um metro e meio para a segurança. Isso também vale para os colaboradores.
Para ajudar a evitar aglomerações em filas do caixa, açougue, padaria, coloque marcações no chão.
Cuidado na hora do pagamento
O seu estabelecimento colocou sinalizações, evitou aglomerações para os clientes pegarem biscoito doce, leite, ovos e todos os outros produtos, disponibilizou álcool em gel, mas não se preocupou com a hora do pagamento? O momento entre o funcionário do caixa e o cliente pode ser perigoso se não tiver cuidado.
O Sebrae também recomenda colocar uma barreira de acrílico ou vidro no caixa para evitar contato próximo. Outra dica é colocar filme plástico na maquininha de cartão para higienizar a cada uso. Coloque um dispenser de álcool em gel no caixa.
Outras ações
- exigir o uso de máscara;
- desativar bebedouro;
- reservar um horário para receber pessoas do grupo de risco;
- suspender degustação;
- manter o sistema de ar condicionado limpo.