A seguir, falaremos mais a fundo sobre as diferenças da máquina de corte a plasma e o corte a laser, e qual seria mais propícia a ser utilizada em determinadas ocasiões, em relação a praticidade do manuseio, acabamento e funcionalidade.
Como funciona o corte a plasma?
O processo na máquina de corte a plasma é feito através de um bico de corte de plasma, com tochas e consumíveis que servem para comprimir um gás ionizado colocado em alta temperatura, para poder cortar diferentes metais, até chapas de aço.
Quando o plasma entra em contato com o metal, o mesmo é derretido, e no mesmo tempo o gás composto na máquina retira os resíduos da área derretida, deixando um corte limpo.
Vantagens do corte de plasma
Uma das principais vantagens do corte a plasma é poder ser utilizado em diferentes bases para cortes, ou seja, tem mais de uma só função padrão, o que facilita no trabalho industrial que necessita da praticidade que o corte a plasma consegue trazer.
Máquina de corte a laser
Uma máquina de corte a laser é um equipamento que utiliza uma alta tecnologia. Ou seja, a capacidade de seu corte depende do tipo de material a ser utilizado e da potência do laser que precisará ser empregado.
Diferente do corte a plasma, que utiliza um bocal plasma, no corte a laser, se utiliza um separador, que é um tipo de turbina, que girando acaba criando o gás carbônico em sua circulação, e tudo isso dentro de uma câmara fechada. Nessa câmara existem eletrodos, ligados em uma fonte de alta-tensão, que é capaz de criar um campo elétrico onde sai o laser, capaz de cortar as chapas perfeitamente.
Característica do corte a laser
A principal característica do corte na máquina a laser é que cerca de 10% do material é removido, o que confirma a alta velocidade e precisão que o corte a laser consegue exercer.