A psicopedagogia é uma especialização, ou seja, é preciso procurar por pós graduação psicopedagogia para iniciar o curso. O profissional desta área pode atuar em consultórios psicológicos com atendimento de crianças e jovens, trabalhar em escolas e até mesmo em setores de recursos humanos das empresas.
Continue lendo nosso blog e entenda sobre as diferenças entre psicopedagogia institucional e clínica.
Psicopedagogia institucional
A especialização em psicopedagogia é indicada para quem deseja trabalhar em locais institucionais, como por exemplo, berçários e escolas. Assim, cabe ao psicopedagogo institucional, junto com a equipe escolar avaliar os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos e suas causas.
A especialização psicopedagogia institucional propõe as técnicas e práticas de intervenção psicopedagógica para solucionar problemas no processo de aprendizagem diretamente nos espaços institucionais, além de sugerir medidas que tornem o ambiente educacional mais adequado para que assim auxiliem os alunos a se desenvolverem da melhor forma possível, lidando de forma saudável com suas emoções ao longo do seu desenvolvimento.
Psicopedagogia clínica
A pós graduação psicopedagogia clínica atende crianças e jovens diretamente em clínicas, consultórios e hospitais com métodos terapêuticos. O profissional é capaz de dar diagnósticos e propor métodos, técnicas e até medicamento para auxiliar em algum tipo de problema relacionado ao emocional.
A psicopedagogia consiste no entendimento dos processos psicológicos envolvidos na aprendizagem, podendo ser aplicada em diversos segmentos de acordo com a vocação de cada profissional.
A pós graduação em pedagogia permite maior conhecimento na área e prepara o profissional com estudos e métodos para compreender de forma íntegra as crianças e jovens no seu processo de evolução e crescimento.
Independentemente da pós graduação em pedagogia escolhida, é preciso compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, assim como conhecer as dificuldades de aprendizagem e possíveis formas de intervenção juntamente com o auxílio de profissionais, como por exemplo, Pediatras, Fonoaudiólogos, Psicólogos, entre outros profissionais.