Estamos familiarizados o atual cenário, porém, algumas pessoas não sabem ao certo como o distanciamento social pode ajudar no combate ao coronavírus. Pensando nisso, explicaremos como o distanciamento deve ser feito e mais detalhes sobre ele.
O que é o distanciamento social?
De acordo com um estudo realizado pela revista científica Public Library of Science (PLOS), a combinação do distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos periodicamente é a melhor estratégia para combater o coronavírus.
O distanciamento social é basicamente, se afastar de outros indivíduos da sociedade para que o vírus não se espalhe. Em recomendações de distanciamento social, é indicado que instituições de ensino e estabelecimentos sejam fechados, ou que façam a utilização de recursos como o aluguel de delimitador de filas para separar as pessoas.
O distanciamento não é imposto para ninguém, é uma ação voluntária do indivíduo que visa o bem para toda a sociedade. Apesar disso, é papel de empresas e do governo conscientizar e incentivar as pessoas.
É importante ressaltar que distanciamento social é diferente de isolamento social, enquanto o distanciamento tem a função de minimizar a aproximação das pessoas, o isolamento é mais rígido, não abre exceções para idas ao mercado, por exemplo.
Por que fazer o distanciamento social
Apesar de ser uma prática cotidiana, muitas pessoas ainda não sabem dos inúmeros benefícios que práticas como o distanciamento, e o aluguel de grades de isolamento e organizadores de fila nos estabelecimentos trazem.
O principal benefício do distanciamento social, sem dúvidas é evitar com que a doença (coronavírus) seja passada de uma pessoa para outra, de forma exagerada.
O aumento significativo de infectados pelo Covid-19 pode fazer com que o sistema de saúde entre em colapso e aumente o número de mortes. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), adotou a prática para evitar esse tipo de problema.
Como fazer?
Agora que você já conhece a importância do distanciamento social, saiba o que você tem que fazer para contribuir positivamente no combate ao vírus:
- Mantenha a distância de 2 metros de outras pessoas, em estabelecimentos os organizadores de fila de lojas podem ajudar nessa tarefa;
- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos sempre que chegar da rua, e lave periodicamente dentro de casa;
- Leve álcool em gel na bolsa sempre que sair de casa;
- Pratique atividades físicas se possível, dentro de casa ou em ambientes abertos;
- Evite ver familiares e amigos, utilize meios eletrônicos;
- Tire os sapatos ao entrar em casa.
Finalmente, evite fazer atividades desnecessárias, não vá a hospitais e estabelecimentos sem necessidade, e evite ao máximo aglomerações e sempre que sair use máscaras.
Caso você tenha algum estabelecimento, entre em contato com uma empresa de delimitador de fila para ter equipamentos como medida de segurança, e siga as recomendações da OMS e do governo do seu Estado.