Nesse especial feito pelo Minuto Ligado você saberá com detalhes quais são os maiores bancos do mundo. O ranking teve origem em estudo feito pela Brand Finance, empresa de avaliação e gestão de marcas em parceria com a revista The Banker. O mais recente foi divulgado em 2013.
Como mostrado na matéria anterior no topo da lista de maiores bancos do mundo está o Wells Fargo, dos EUA. E observamos uma hegemonia norte-americana nas primeiras posições, já que o segundo banco mais valioso do mundo também é dos EUA, o Chase Bank.
A origem de uma das marcas mais tradicionais do segmento financeiro norte-americano começou exatamente, no dia 1 de setembro de 1799, quando o político Aaron Burr fundou a empresa The Manhattan Company na casa de número 40 em Wall Street, centro de Nova York. Inicialmente a empresa era uma portadora de água potável, fazendo o transporte do Rio Bronx para a cidade, em uma época onde a epidemia da Febre Amarela causava pânico às autoridades sanitárias, matando 45 pessoas diariamente em virtude da água contaminada. Mas, uma rivalidade com o proprietário do Bank of New York, Alexander Hamilton, um fervoroso federalista e que mantinha o monopólio do segmento bancário na cidade, levou o senhor Burr, conduzido por fatores políticos, a mudar os rumos da empresa e transformá-la em um banco, republicano como sua ideologia política, que ficou conhecido como Bank of the Manhattan Company. Os bancos então, se utilizavam de todos os artifícios, incluindo a decomposição do crédito, para conquistar clientes.
Essa rivalidade não se restringiu aos negócios. No dia 11 de julho de 1804, Alexander Hamilton foi morto por Aaron Burr, que tinha enorme fama de bom tirador, em um típico duelo de faroeste. Nas décadas seguintes o Senhor Burr transformou o Bank of Manhattan em uma verdadeira pedra sólida do segmento financeiro nos Estados Unidos. Em 1955, quando o Bank of Manhattan comprou o Chase National Bank, fundado em 1877, por John Thompson e nomeado assim em homenagem ao ex-secretário do tesouro americano Salmon P. Chase, que nunca possuiu qualquer ligação com a instituição; o nome escolhido para o novo banco foi The Chase Manhattan Bank.
Em 2004, com a aquisição do Bank One, o CHASE se tornou o maior emissor de cartão de crédito dos Estados Unidos. Nos anos seguintes o CHASE continuou sua forte tradição de oferecer serviços de alta qualidade e rentabilidade a clientes exigentes.
O banco tem como valor de marca algo aproximado a 23,408 bilhões de dólares, segundo estimativa de 2013.
Feito por Marília Rocha
Economia – Maiores bancos do mundo – Chase
VEJA IMAGENS DO BANCO CHASE: