Vamos começar pelo começo: a passagem aerea é um dos primeiros itens a dedicar energia total. Pesquise os locais em que você efetuará a sua compra. Veja todas as ofertas, avaliações de clientes e tudo o mais que for possível. Além de economizar tempo e dinheiro, você pode evitar uma grande dor de cabeça no futuro.
Um exemplo que alia todas essas características é a 123 milhas, sendo uma referência em passagens com milhas e garante cerca de 50% de economia, comparado ao mercado (número esse que você consegue verificar na hora da simulação, em que o site mostra a porcentagem de economia).
Mas, agora com as passagens aereas baratas compradas, chegou a hora de pensar nos próximos passos para correr tudo bem com sua viagem.
Preciso mesmo contratar um seguro-viagem?
Emergências médicas no exterior podem acontecer, e é melhor estar preparado. Ter um seguro-viagem é a garantia que você tem para caso precise utilizar serviços como atendimento médico, suporte jurídico, indenização por extravio da bagagem, auxílio em caso de perda de documentos e reembolso por atrasos ou cancelamentos de voos.
Esse seguro-viagem, por conta do Tratado de Schengen, é exigido, por exemplo, em 27 países da Europa – Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça – e também em Cuba, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Turquia. Não contar com um seguro-viagem ao ir para estes países pode causar até você ser barrado de entrar.
Vale lembrar que esse custo é cobrado totalmente a parte de qualquer valor presente na sua passagem aerea e é de responsabilidade do viajante a contratação ou não do serviço!
Diferenças entre seguro-viagem e assistência-viagem
Em alguns casos, existe uma diferenciação entre seguro-viagem e assistência de viagem. Com o seguro, o viajante paga as contas do próprio bolso e em seguida, solicita o reembolso pela seguradora. Já no caso da assistência, a seguradora faz uma triagem pelo telefone, encaminhando o viajante a um hospital credenciado ou direcionando os procedimentos necessários, sem custo algum.
Se decidir pela contratação a dica é simples: antes de efetivar leia atentamente todo o contrato e tire todas as dúvidas referente a valores, coberturas, reembolsos, entre outras questões. Verifique se você também não tem essa opção inclusa no cartão de crédito, isso te ajudará a economizar ainda mais.
Vale pensar ainda que, mesmo que o destino que você vá não exija esse item, você já economizou nas milhas passagem e pode investir um pouquinho mais na sua saúde e segurança!