O Storytelling é uma técnica utilizada para criação de uma narrativa, ou seja, para contar histórias. Essa palavra em inglês, significa contar histórias e esse método pode ser utilizado em diversas ocasiões, como em uma animação 3D ou em um vídeo corporativo.
Mesmo que o seu significado seja óbvio, utilizar essa técnica exige alguns cuidados e é exatamente isso que explicaremos a seguir. Confira:
Dica 1: Reúna as informações sobre a sua empresa
Antes de começar a contar a história, é fundamental ter em mãos todas as informações necessárias para a criação de storytelling perfeito. Por isso, comece seu trabalho reunindo o máximo de informações sobre a sua empresa ou sobre a empresa que terá a história contada.
Essa pesquisa será a base de todo o trabalho, então é muito importante que ela seja completa e bem detalhada.
Dica 2: Foque na ação
Uma história sem ação não tem graça e dificilmente atingirá o público da maneira que você espera, por isso, garanta que o seu storytelling terá ação e desenvolvimento.
Deixe claro a motivação dos suas personagens, quais são as suas ideias e principalmente qual a contribuição desses personagens para alcançarem o objetivo final.
Dica 3: Se concentre nas parte mais relevantes
É necessário definir o que a sua audiência realmente precisa saber, qual é a parte mais relevante da história? o que você quer contar? qual o principal objetivo? Saber tudo isso, será fundamental para que o seu trabalho seja focado em partes realmente importantes para a narrativa.
Principalmente se pensar em uma animação 3D ou 2D, encher de informações desnecessárias, irá dispersar a audiência e tornar sua história muito massante.
Dica 4: Faça uma história com ritmo
Além de uma boa história, é fundamental um ritmo narrativo que faça sentido para o consumidor. Por essa razão, é importante encontrar esse ritmo, ele terá como principal objetivo fazer com que as pessoas acompanhem suas histórias.
Momentos de tensão, reviravoltas e fatos marcantes, são as principais características de uma história ritmada, seja ela um texto ou uma filmagem.
Dica 5: Construa jornadas inspiradoras
O que são histórias sem jornadas? Nada, então construa jornadas inspiradoras para a sua audiência. Defina a jornada do herói, alguma aventura ou missão para as personagens, conquistas e até eventos ao longo da narrativa.
Construir um storytelling pode ser muito mais fácil se seguir todas essas dicas, então começa seu texto, sua filmagem ou sua animação, e conte a história que deseja!