Sabendo disso, separamos um conteúdo para você poder entender um pouco melhor como funciona o processo de corte plasma.
Conceitos básicos do corte a plasma
O corte com plasma é uma técnica de corte de chapas metálicas ou outros materiais, onde o corte ocorre através de um processo similar ao de soldagem com o uso da tocha plasma, passando pelo arco elétrico com gás ionizado de proteção.
A tecnologia do corte a plasma é a grande inovação do sistema de corte, e essa plasma nada mais é do que o 4º estado da matéria. São três os estados da matéria: sólido, líquido e gasoso, entretanto há um quarto estado, que conhecemos como o plasma.
Basicamente, o que diferem os quatros estados da matéria são seus níveis de energia relativa. Para resumir e entendermos melhor, caracterizamos o conceito plasma, como eletricamente condutor ou ionizado.
O processo de corte a plasma na prática
O processo de corte a plasma é caracterizado por utilizar um bico de corte a plasma com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar seções de metais condutores, como aço carbono, aço inoxidável e alumínio.
Um das facilidades do corte de plasma é poder ser utilizado não apenas em mesa para corte plasma, mas também ser realizado com a utilização de tartarugas de corte, mesas CNC, entre outros dispositivos de automação tornando o processo versátil em diversas aplicações para o corte de metais.
Vantagens do corte a plasma
Agora que você já entendeu o que é corte a plasma e como é aplicado, veja algumas das vantagens em ter a máquina de corte a plasma no seu negócio:
- Melhor qualidade de corte;
- Maior produtividade,
- Menor custo por peça;
- Maior lucratividade;
- Facilidade de manuseio;
- Seguro;
- Ágil.
Aproveite todas essas vantagens e contate uma empresa de consumíveis plasma e equipamentos para garantir o seu!