Quando devo utilizar a sinalização?
A locação de equipamentos acontece com grande frequência e não é somente para obras, reformas e construções, em indústrias químicas ou outros ambientes com riscos de acidentes de trabalho. No cotidiano, nas calçadas, em shopping centers, eventos, festivais de rua e outros locais frequentados por pessoas que estão ali só de passagem também são extremamente utilizados.
Sendo assim, resumidamente, o conceito é alertar pessoas e veículos sobre áreas que estão com restrição para passagem ou precisam de alerta para cuidados especiais, como por exemplo, risco de queda de objetos e materiais em geral.
Entretanto, quando falamos sobre grades de contenção e cones de sinalização, esse acessório pode ser utilizado para bloquear ou restringir o acesso de pessoas não autorizadas a algum local específico, como no caso de clínicas e hospitais que estão utilizando os organizador de fila de hospitais para conter o acesso de pacientes a ambientes com risco de contaminação.
Sinalização objetiva e de acordo com as normas
A sinalização deve ser objetiva, sem gerar dúvidas. Em casos de locação de cones de sinalização, por exemplo, é obrigatório ter uma linguagem universal e de fácil entendimento. Símbolos, frases e palavras devem expressar a mensagem de alerta logo em um primeiro momento.
Importante ressaltar que a obrigatoriedade da sinalização e equipamentos para construção civil, é sempre de responsabilidade da empresa contratante, de quem é responsável por determinada atividade profissional no local.
A NR-18 (Norma Regulamentadora) estabelece os parâmetros para registro, comunicação, estatística e análise de acidentes do trabalho, assim como suas causas, consequências e tipos de sinalização que podem ser utilizadas. Para essa NR específica, podemos relatar o uso de placas indicativas, bem como, sinalização de proibição e orientação de ambientes.