O termo segurança, abrange diversos subtítulos que fazem a diferença em relação aos seus significados. Sobretudo, independente da finalidade, uma empresa de segurança deve ter organização, competência e contar com profissionais especializados para realizarem todas as tarefas designadas a eles com maestria e perfeição.
Dentro desse contexto sobre segurança, acompanhe o artigo a seguir. Nele, falaremos sobre assuntos de segurança empresarial, para que você consiga diferenciar esse tipo de serviço de outros desse ramo. Acompanhe para saber mais!
O que é segurança empresarial?
Uma empresa de segurança SP que tem o foco de assegurar empresas, pode ser definida como um conjunto de medidas de execução e prevenção, assegurando a integridade de cada funcionário. Além disso, a segurança empresarial protege o patrimônio da empresa.
Dessa forma, quando uma empresa que presta serviços terceirizados de segurança dentro de uma empresa, consegue envolver outras ramificações, como: segurança contra roubos, sequestros, espionagens, incêndios, vandalismo, proteção contra greves, entre outros. A segurança é a prevenção, que precisa ser constantemente estudado para que os profissionais atuem na área com maestria.
Diferença entre segurança patrimonial e empresarial
A segurança empresarial trata a segurança de forma mais ampla, pois entra em nichos desde contar com bombeiro civil, até controlar pessoas em greves trabalhistas, por exemplo. Já a segurança patrimonial refere-se em assegurar, especificamente, o patrimônio da empresa.
Sendo assim, a segurança patrimonial foca nas questões de roubos, furtos, danos causados na estrutura da empresa em si e não tão relacionada à segurança moral das pessoas.
Como atua um profissional de segurança empresarial?
Como já dito anteriormente, em outras palavras, a segurança visa proteger e prevenir certas situações, seja com empresas, casas, pessoas, etc. Isso parece ser simples, porém, demanda muito esforço e estudos de um profissional na área. Afinal, o mesmo deve saber de todas as nomenclaturas de diferentes locais e realizar seu trabalho corretamente, principalmente tratando-se de empresas.
Isso porque as empresas possuem suas próprias regras de organização. Sendo assim, ao contratarem uma empresa terceirizada focada em segurança, acabam passando algumas solicitações para os seguranças seguirem.
Além disso, existem cargos diferentes a esses profissionais dentro de uma empresa, como: gestor de riscos, gestor de perdas, gestor da segurança, gestor da segurança empresarial, gerente de operações, gestor da segurança corporativa, etc. Gerenciar as atividades de segurança em geral requer muito aprendizado, organização para ter sempre profissionais capacitados no assunto.