Conforme uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), os arquitetos e urbanistas constantemente buscam cursos de especialização. A cada dia que passa, é essencial que os profissionais busquem se destacar no mercado de trabalho.
Diante desse contexto, esse post explicará o motivo dos arquitetos precisarem de uma atualização profissional, confira!
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho na área está mais lento, porém, isso não diminui a relevância da Arquitetura para a compreensão de imóveis isolados e planejamentos urbanos.
Atualmente, o arquiteto precisa ser multitarefa, e saber que vai encarar uma grande concorrência de profissionais que procuraram especializações.
Apesar dos fatos, não desanime, existem muitas áreas de especialização a disposição, confira:
- Paisagismo;
- Decoração;
- Design de Interiores;
- Elaboração de móveis planejados;
- Acompanhamento e execução de obras;
- Planejamento e gestão de obras.
Dentre outras, escolha a que você mais se identifica e não hesite em procurar cursos específicos para cada área.
Importância da atualização profissional
Há um tempo, apenas um diploma seria capaz de abrir portas de emprego para você, atualmente, além de uma formação completa, que inclui o uso de um kit de arquitetura, laboratório de arquitetura e outros diferenciais que a universidade pode oferecer, os cursos de especialização são indispensáveis.
Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem quase 12 milhões de desempregados no Brasil, portanto, é cada vez mais importante ter um currículo diferenciado.
O ideal a fazer diante desse cenário, é investir em extensões universitárias, especializações ou pró-graduações. Se o seu objetivo for crescer na área, e ser um excelente profissional, aposte nas instituições de ensino que oferecem tecnologia ao aluno, como uma bancada didática de arquitetura e um laboratório de arquitetura bem equipado.
Desse modo, você desenvolve suas habilidades, e se destaca no mercado de arquitetura no país, mesmo que a área de escolha estiver saturada.
Previsões para o futuro da profissão
Agora que você já sabe que precisa se especializar, ter aulas em uma boa instituição de ensino com bons materiais de arquitetura no ensino diferenciado, é igualmente importante conhecer o futuro da profissão.
Deste modo você vai estar mais preparado para encarar o futuro de sua profissão.
A verdade é que, o futuro é tecnológico, a realidade aumentada para arquitetura já é uma realidade da profissão, e a tendência é mais evolução até mesmo para laboratórios de engenharia civil, inclusive os arquitetos precisam pensar a frente, visando a inovação de seus projetos para o bem-estar de um todo.
Criatividade, talento e ser multitarefa não é certeza de um futuro promissor na carreira, é necessário se adaptar às evoluções. Os escritórios vão continuar sendo deixados de lado, o trabalho autônomo irá aumentar, profissionais e clientes não irão mais se encontrar pessoalmente.
No final, o importante é que os profissionais não se esqueçam do seu papel na sociedade, que é criar espaços que impactam positivamente a vida das pessoas, e do planeta, já não é possível pensar em uma evolução que deixa a importância dos recursos naturais de lado.
Gerar tempo e melhorar a qualidade de vida das pessoas, independente da época e das tecnologias, sempre vai ser o papel dos arquitetos, e para isso, é fundamental a atualização profissional, não fique para trás da evolução, caminhe com ela!