Para setores em que a velocidade do vento é importante, utiliza-se o anemômetro para fazer a medição. Acesse para saber mais!

Descubra as principais aplicações do anemômetro

Você já parou para pensar que o vento influencia diversas áreas? Ele é capaz de alterar a sensação térmica, correntes marítimas e outros tantos pontos. Para setores em que a velocidade do vento é importante, utiliza-se o anemômetro para fazer a medição.

Mas que áreas são essas que precisam de um dispositivo para medir o vento? Antes de conhecer as aplicações, é preciso entender a função do aparelho.

Função do anemômetro

De forma geral, podemos definir o anemômetro externo como um aparelho que realiza a medição da velocidade do vento. No entanto, o seu funcionamento e características podem variar de acordo com o modelo.

Existem equipamentos mais simples até os mais sofisticados, separamos alguns:

  • de copo: mais simples;
  • de hélice: mais comum;
  • de fio quente: usam um tubo metálico;
  • digital: o anemômetro digital conta com alta tecnologia.

Hoje em dia, os avanços tecnológicos deixam os processos mais práticos, eficientes e rápidos. Assim como os controles remotos industriais, os anemômetros são usados por empresas que buscam as vantagens proporcionadas pela tecnologia.

Embora todos os modelos cumpram a função de medir a velocidade do vento, o anemômetro wireless se destaca pela possibilidade de conexão com o seu smartphone. Assim, você pode ver as medidas através da tela do celular de forma simples e precisa!

 

Aplicações do anemômetro

Agora que você já sabe as funções e modelos do anemômetro, já tem noção de onde esses equipamentos são aplicados, não é? É claro que existem diversos setores, áreas e empresas que fazem uso do dispositivo, mas todas eles são impactadas pela ação do vento.

Por exemplo, não dá para pensar em uma usina de energia eólica sem a velocidade do vento! Mas não são apenas nesses locais que eles são usados, confira outros:

  • estações meteorológicas;
  • área de engenharia e física aeroespacial;
  • áreas de trabalho, como minas;
  • navios;
  • ar condicionado.

Lembrando que as aplicações listadas acima são apenas algumas, existem outras áreas que também faz a medição de vento para melhorar os processos.

Vale ressaltar que a tecnologia é uma importante aliada no aumento da produtividade e eficiência em diversos processos de segmentos diferentes. Além dos anemômetros, outros dispositivos podem fazer parte do seu setor, como displays e controladores.

15 de junho: Dia mundial do Vento

Como estamos falando da velocidade do vento, vamos destacar a data: 15 de junho é comemorado o Dia Mundial Do Vento. A data foi criada pelo Conselho Global de Energia Eólica, sendo um dia para refletir e conhecer um pouco mais sobre esse recurso natural.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil conta com 619 usinas eólicas. Com isso, 28 milhões de toneladas de CO2 foram evitadas no ano de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>