Migrar para um coworking traz inúmeros benefícios para a empresa e para os funcionários, como o aumento da produtividade, possibilidade de novos contatos, excelente estrutura, e principalmente a economia com recursos como energia elétrica, água e internet.
No entanto, para garantir que a mudança para o coworking seja realmente proveitosa, é muito importante atentar-se a alguns fatores. Confira erros comuns para não cometer no momento da escolha do escritório compartilhado:
Não atentar-se a localização
Um dos pontos mais importantes no momento da escolha do coworking, é a localização. É fundamental escolher um local que possua fácil acesso, principalmente pensando na possibilidade de receber clientes para reuniões.
Por isso é importante avaliar as vias de acesso, como funciona o trânsito e quais os meios de transporte público próximos da região. Uma dica fundamental é procurar um coworking perto do metrô.
Esquecer de verificar a qualidade da internet
Hoje em dia é praticamente impossível trabalhar sem internet, visto que grande parte dos sistemas de atividades exigem conexão. Dessa forma, a qualidade da internet está entre os principais pontos que não podem ser deixados de lado.
Antes de escolher o coworking, é imprescindível verificar qual a rede e a velocidade disponibilizada, além de atentar-se se existem limitações de uso, principalmente levando em consideração o fato de que em um escritório compartilhado, muitas pessoas utilizarão a internet ao mesmo tempo.
Um sinal fraco de internet, quedas frequentes e baixa velocidade podem ser fatores que atrapalham diretamente o rendimento e a produtividade dos profissionais da empresa.
Não analisar os serviços oferecidos
Além da localização e da qualidade da internet, no momento da escolha é muito importante verificar quais serviços e comodidades o coworking oferece aos profissionais.
Verifique o conforto das escrivaninhas, cadeiras e mesas, a qualidade da iluminação e da ventilação. Além disso, observe se há disponível cozinhas, copas, banheiros adequados, estacionamentos e outras áreas comuns que são extremamente importantes para garantir o bem-estar das pessoas.
Não pensar no melhor custo-benefício
Por fim, um dos erros mais comuns cometidos no momento da escolha das salas de coworking é pensar apenas no preço e ignorar as questões relacionadas ao custo-benefício.
Pensar somente na economia, pode não ser uma decisão tão vantajosa e trazer grandes prejuízos a longo prazo.