ESG

ESG: Qual é a avaliação de sua empresa?

Em 2004, o ex-secretário da ONU, Kofi Annan, plantou uma semente de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) apresentando para os donos de grandes empresas a ideia de desenvolvimento de projetos voltados para preocupações com o social, meio ambiente e práticas de governança, visando um impactando sustentável. 

Com o passar dos anos, a iniciativa foi lapidada e passou a receber cada vez mais força e hoje é um dos pilares mais importantes que toda empresa deve seguir, principalmente para empresas do ramo industrial que costumam ser as mais nocivas ao meio ambiente.  

Sendo assim, hoje nós trouxemos esse conteúdo para te ajudar a entender qual é a avaliação da sua empresa em ESG e práticas que podem te auxiliar a fortalecer a governança ambiental, social e corporativa da sua empresa. 

Avaliação em ESG

Ainda não existe um padrão exato ou um documento de como comprovar suas práticas sustentáveis. Mas algumas maneiras de avaliar se sua empresa está alinhada com as práticas de ESG, são:

Análise dos setores da empresa

Em primeiro lugar, analise todos os setores da sua empresa e se eles estão alinhados com os pilares sociais, ambientais e de governança. 

Por exemplo, no setor ambiental, analise se os produtos que a corporação utiliza são naturais, se há reciclagem dos resíduos gerados e se os impactos causados ao meio ambiente são os menos nocivos possíveis. 

Já no caso social, é fundamental que a sua empresa possua medidas inclusivas com diversidade e políticas de relações de trabalho saudáveis. 

Quanto à governança, é importante analisar se há conselhos administrativos independentes de cada setor. 

Fugir do Greenwashing

Outro ponto importante é se certificar que não há nenhum sinal de greenwashing na sua empresa, que é uma propaganda enganosa de hábitos sustentáveis. Para se manter distância dessa prática, mantenha certificados com análise de resultados que comprovem as atitudes de ESG da sua empresa. 

Como introduzir práticas sustentáveis na sua empresa

Caso você tenha analisado os setores sociais, ambientais e governamentais da sua empresa e sente que ainda falta de algo para a sua empresa se encaixar melhor nos padrões de ESG, você pode optar por: 

  • criar campanhas para contratar funcionários com mais diversidade e visibilidade; 
  • se preocupar com a origem, caracterização dos polímeros que sua empresa utiliza;
  • adicionar aditivos que mudem o destino dos resíduos, visando a reutilização e reciclagem;
  • dar voz e oportunidade aos líderes internos. 

Caso você sinta que mesmo inserindo práticas como essas, o ESG da sua empresa poderia ser mais forte, você pode procurar por um serviço de gestão de projetos que te auxiliará na execução de práticas mais sustentáveis.

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