Estabelecimentos comerciais e a lei de obrigatoriedade para fornecer água potável

Estabelecimentos comerciais e a lei de obrigatoriedade para fornecer água potável

O fornecimento de água potável por lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e shoppings centers devem ser gratuitos de acordo com a  lei de nº 8. 408, de 22 de maio de 2018. Os estabelecimentos devem deixar água potável e filtrada com fácil acesso para seus clientes ou qualquer pessoa que solicitar, mesmo sem ter efetuado algum tipo de compra.

O que acontece com quem não cumpre essa lei?


A locação de transporte de água potável e também o armazenamento devem seguir os padrões vigentes de potabilidade e filtração estabelecidos pelos padrões vigentes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O estabelecimento que não cumprir com a lei sobre a gratuidade e o abastecimento de água potável poderá pagar multas de até R$1.000. A água não precisa estar necessariamente em recipientes fechados, como por exemplo, garrafas e copos — desde que seja adequada para o consumo.

Denuncie estabelecimentos que não possuem o fornecimento gratuito de água potável


Caso você frequente um dos estabelecimentos citados acima que se recuse ou não tenha acesso a água potável, você poderá denunciá-lo ao PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) e a instituição tomará as devidas providências cabíveis com multas e dependendo da situação do local referente ao fornecimento de água potável, o fechamento do estabelecimento.

O estabelecimento que não tiver por algum motivo água potável — seja ele por problemas passageiro, ou não, deverá realizar a contratação de um carro-pipa para não ter complicações com as entidades responsáveis pela fiscalização.

Impor barreiras ao acesso e o abastecimento da água potável atenta contra a dignidade da própria humanidade, portanto, afronta um dos fundamentos dos direitos básicos do cidadão — é muito comum encontrarmos em shoppings dificuldade de achar bebedouros, por exemplo.



Brasil tem a maior reserva hidrológica do mundo


De acordo com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) o Brasil é a maior reserva hidrológica do mundo. Da água doce disponível no país: 70% estão na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.

Há pelo menos 34 milhões de litro de água para cada brasileiro, embora 20% da população urbana não dispõem de rede de água e esgoto e 65% das internações pediátricas são causadas pela poluição da água, por isso, muitos locais de moradia e comércio necessitam do aluguel de caminhão pipa para consumir água potável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *