O Minuto Ligado preparou uma série de matérias sobre os estádios que serão utilizados nos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, aqui no Brasil.
A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, está localizado em Manaus, Amazonas, e está concentrado no coração da maior floresta em área contínua do mundo.
Inspirado na floresta, aliás, o projeto do estádio previa a construção de uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha típico da região, que protegerá a parte externa das arquibancadas. Todo o processo se encaixará nas normas de sustentabilidade, que devem deixar um importante legado à região e ainda preservar a diversidade da Floresta Amazônica. É importante salientar que todos os projetos de reformas dos estádios dessa Copa 2014 foram pensados com muita consciência ecológica.
As águas da chuva, por exemplo, serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para a irrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável. Por fim, algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio.
A Arena Amazônia terá capacidade para 42.377 pessoas, além de estrutura de restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho.
Ela receberá quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014 e servirá posteriormente como um grande pólo de atração turística para shows e eventos na região.
Os jogos já definidos são: Inglaterra e Itália, no dia 14 de junho de 2014, pelo grupo D; Camarões e Croácia, no dia 18 de junho de 2014, pelo grupo A; Estados Unidos e Portugal, no dia 22 de junho de 2014, pelo grupo G; e Honduras e Suíça, no dia 25 de junho de 2014, pelo grupo E.
Feito por Marília Rocha
Estádios da Copa 2014 – Arena Amazônia – AM
VEJA IMAGENS: