Parece que a temporada 2014 da F1 já tem favoritos ao título, pelo menos, quanto à taça de Construtores.
Isso porque, mesmo antes do primeiro GP, o da Austrália, que aconteceu no dia 16 de março, em Melbourne, os carros da Mercedes já estavam sendo apontados como os mais acertados e competitivos.
Reflexo disso foram os resultados. Tanto na Austrália como na Malásia, a equipe inglesa ficou com o posto mais alto do pódio. Primeiro com Rosberg e na segunda vez com Hamilton.
Na Malásia, no último domingo (30), o adversário mais próximo de Hamilton era Vettel que encerrou a prova na terceira posição, 24 segundos e 534 milésimos depois do piloto inglês da Mercedes.
Outra referência para melhor compreensão da vantagem da Mercedes nesse início de campeonato é a importante diferença entre o melhor tempo registrado na corrida por Hamilton e Vettel. Na 53.ª volta de um total de 56, Hamilton marcou o tempo de 1min43s066. Duas voltas antes, Vettel estabeleceu 1min44s289, ou seja 1 segundo e 223 milésimos mais lento que Hamilton, diferença enorme para os padrões da Fórmula 1.
Ainda podemos comparar outros marcos que comprovam a superioridade da Mercedes, nessa temporada. Por exemplo, Fernando Alonso, da Ferrari, quarto colocado no GP da Malásia, completou as 56 voltas no circuito de Sepang com um atraso de 35 segundos e 992 milésimos para Hamilton. Nico Hulkenberg, da Force India, quinto, chegou 47 segundos e 199 milésimos depois do inglês da Mercedes, enquanto Jenson Button, McLaren, sexto, 1minuto, 23 segundos e 691 milésimos e Felipe Massa, Williams, sétimo, 1min25segundos e 076 milésimos.
Feito por Marília Rocha
F1 – Mesmo em começo de temporada, Mercedes já é favorita
VEJA IMAGENS DE F1 2014: